Como funciona o aluguel de usina solar | Alpha Solar

Aluguel de usina solar: como funciona esse novo tipo de investimento?

Aluguel de usina solar: como funciona esse novo tipo de investimento

Aluguel de usina solar: como funciona esse novo tipo de investimento?

A usina solar é formada por grandes complexos de sistemas fotovoltaicos e, através desse sistema, é possível produzir energia elétrica de maneira limpa e sustentável.

O seu grande diferencial é gerar energia elétrica a partir da luz solar em uma escala muito maior que a energia solar domiciliar — a partir daí, é possível distribuir a energia gerada para grandes empresas.

Neste artigo, você vai conhecer as principais informações sobre o aluguel de usina solar e como funciona esse novo tipo de investimento no mercado.

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!

Afinal, é possível o aluguel de usina solar?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível realizar o aluguel de usina solar.

Quando pensamos em energia solar, a primeira opção que nos vem à cabeça, geralmente, são as placas solares instaladas em tetos, não é mesmo?

Seja em comércios, indústrias ou residências, é essencial que o proprietário do local atente-se para o processo da compra e, inclusive, o da instalação dessas placas. Isso acontece porque em alguns casos, o espaço disponível pode não ser o suficiente para a boa eficiência do sistema.

Em situações como essas, o aluguel de usina solar é a maneira mais indicada para resolver o problema.

Além disso, a locação de usinas fotovoltaicas tem se mostrado um ótimo investimento para as empresas. Afinal, o consumidor não precisará gastar com obras, tecnologias e manutenções.

Entenda como funciona esse investimento

Outro pensamento bastante comum sobre o aluguel de usina solar é que esse investimento é destinado apenas para grandes empresas. 

Na verdade, o aluguel de usina solar é ideal para os consumidores do grupo B, isto é, que possuem um consumo mensal de aproximadamente 10.000 kWh. Esse consumo, inclusive, pode estar dividido em várias unidades consumidoras, desde que todas tenham a mesma titularidade, podendo ser pessoa física ou jurídica.

Quando o consumidor opta pela locação de usina solar, é realizado um contrato normal de aluguel com a empresa proprietária da usina. Neste contrato, estão estipulados o valor mensal a ser pago e o direito do contratante de utilizar a energia gerada pela usina.

É necessário destacar que ao participar da locação de usina solar, o consumidor não precisa pagar nenhum investimento e nem se preocupar com questões como construção e operação da usina — essas ações são de total responsabilidade do dono da usina.

Então, o desconto é dado na fatura de energia pela concessionária que faz a distribuição da energia após o pagamento da mensalidade. 

Dessa forma, dizemos que o aluguel de usina solar é um ótimo investimento e economia para o seu negócio, além de ser uma atitude sustentável.

Geralmente, a economia da locação de usinas fotovoltaicas está em volta de 10% ao valor total da fatura de energia de uma empresa, considerando, claro, seu valor antes dos descontos.

Como saber se o aluguel de usina solar é bom para o meu negócio ou residência?

Se você é um cliente que possui o consumo mensal de 10.000kmW, então, sim, o aluguel de usina solar é uma excelente opção para o seu negócio!

A locação de usina solar é uma opção econômica, sustentável e simples. O consumidor só precisa cumprir os pré-requisitos determinados pela empresa proprietária da usina.

Além disso, esse método se enquadra na lei: a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regularizou os métodos de geração distribuída longe da carga a partir da Resolução Normativa nº 687/2015.

Conheça a metodologia Alpha para usinas solares!

Como você já sabe, aqui na Alpha Solar oferecemos aos nossos clientes um atendimento eficiente e completo. Somos uma empresa dedicada em desenvolver soluções e sistemas de energia solar fotovoltaica, com o propósito de fornecer serviços com qualidade, segurança e ética.

Para o aluguel de usina solar, contamos com uma metodologia composta por 5 etapas ágeis, capaz de gerar economia financeira e contribuir para um desenvolvimento sustentável.

Confira:

    1. Organização das usinas solares em lotes;
    2. Contratação do plano mensal de fornecimento de energia;
    3. Envio da energia para a rede distribuidora;
    4. Conversão da energia enviada em créditos que são descontados da sua conta;
  • Economia na conta de luz e aumento do capital para investir no seu negócio.

Agora que você já sabe como funciona o aluguel de uma usina solar e os seus principais benefícios para a empresa e também para o planeta, que tal conversar com a nossa equipe e solicitar um orçamento?

Alpha Solar Instalação e Manutenção de placas solares

× Faça um orçamento!