Em poucas palavras, podemos dizer que a energia solar corresponde à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo Sol. Os benefícios dessa prática são tantos que, em 2021, o Brasil bateu um novo recorde de geração e instalação de energia solar — e as mesmas taxas têm seguido para 2022!
Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das alternativas mais promissoras para a obtenção energética em todo o mundo.
Neste artigo, vamos te explicar de forma rápida e prática o funcionamento desse tipo de energia e desmistificar alguns mitos a respeito da tecnologia. Continue a leitura!
O que você vai ver neste artigo:
Os tipos de energia solar
Como citamos anteriormente, a energia solar corresponde à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo Sol.
No Brasil, existem três tipos de energia solar: energia solar fotovoltaica, energia térmica e energia solar heliotérmica, onde cada modelo possui o seu propósito e forma de atuação.
A energia solar fotovoltaica é o tipo mais predominante no Brasil e é o foco do nosso artigo. Como falaremos com mais detalhes a seguir, esse tipo de energia é gerada através da luz solar.
Além do modelo fotovoltaico, existem também as energias térmica e heliotérmica. Basicamente, a primeira utiliza o calor do Sol para aquecer líquidos, como a água de chuveiros, por exemplo. Esta opção pode ser adotada para o abastecimento residencial, comercial e até mesmo usinas térmicas solares.
A energia solar heliotérmica, por outro lado, é gerada a partir de painéis solares específicos para refletir a luz solar e aquecer um líquido e, posteriormente, usar o seu vapor para a movimentação de turbinas para a geração de eletricidade. Podemos dizer que esse tipo de energia funciona de maneira mais indireta, uma vez que capta o calor do Sol, convertendo-o em energia solar mecânica para só depois produzir energia elétrica.
Leia mais: O que é e como funciona a energia solar heliotérmica
Energia solar residencial de forma prática
O tipo mais utilizado no Brasil é a energia fotovoltaica, onde os consumidores conseguem produzir a sua própria energia de forma independente, resultando em uma economia de até 95% na conta de luz.
De forma prática, a energia solar funciona da seguinte forma: são instalados painéis solares nos telhados das residências e estes equipamentos captam a luz do Sol e geram a energia que é transportada até o inversor solar. Este inversor, então, converte a energia elétrica gerada para as características da rede elétrica local.
Depois da conversão, a energia vai para o “quadro de luz” da residência e é distribuída para o seu imóvel.
O grande segredo é o posicionamento dos painéis (ou placas) solares de modo que recebam a maior radiação solar direta possível, sem a interferência de sombra. Como informamos em nossas redes sociais, é indicado que os sistemas fotovoltaicos possuem uma inclinação igual a latitude do local onde será instalado.
Vantagens da energia solar fotovoltaica
Dentre os inúmeros benefícios da energia solar, podemos destacar os principais:
- Economia de até 95% na sua conta de luz;
- Baixo impacto ambiental: energia limpa e renovável;
- Baixo custo em relação ao tempo de vida útil dos painéis solares (25 anos);
- Pode ser utilizada como substituta da energia elétrica convencional em reigões que ainda não possuem distribuição.
Descomplicando algumas informações da energia solar
Existem alguns conceitos sobre a energia solar que até parecem complicados, mas na verdade são bem simples e práticos de se entender. Separamos as principais dúvidas sobre o tema para te manter bem informado. Continue a leitura!
O que acontece quando não usamos toda a energia produzida?
Em alguns casos, há sobra de energia. Ou seja, você consome menos energia do que de fato as placas solares produziram.
Quando isso acontece, a quantia excedente é enviada para a rede elétrica da concessionária e convertida em créditos de consumo. Esses créditos podem ser utilizados pelo mesmo imóvel ou enviados para outro, desde que ambos sejam atendidos pela mesma concessionária.
A Nova Lei 14.300, conhecida como “Taxação do Sol” traz algumas mudanças a respeito do sistema de compensação de energia elétrica. As alterações serão impostas a partir de 7 de janeiro de 2023
Leia mais: Taxação do sol: Ainda vale a pena investir em energia solar?
Há produção de energia solar sem Sol?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os painéis solares continuam gerando energia durante os dias nublados.
Apesar da quantidade de energia produzida diminuir, quando comparado à produção em dias ensolarados, os painéis solares ainda sim são capazes de aproveitar a incidência solar, mesmo com a difusão causada por nuvens.
A energia solar funciona à noite?
Como o período da noite está totalmente isento da luz do Sol, a energia solar é interrompida. Contudo, o sistema de créditos permite que a residência utilize a energia solar que foi produzida ao longo do dia.
Indicamos que você volte a leitura e leia o artigo sobre a taxação do Sol que deixamos expostos para entender como esses créditos vão funcionar a partir de nova lei.
A Alpha Solar atende a sua casa e a sua empresa no melhor custo-benefício!
A Alpha Solar assumiu o compromisso de oferecer o melhor custo-benefício para a sua casa ou empresa. Para isso, contamos com uma equipe de especialistas para avaliar os locais de instalação e estudar a sua necessidade de geração de energia.
Somos uma empresa brasileira que atua com a melhor e mais moderna tecnologia de sistemas de energia solar fotovoltaica, capaz de produzir energia elétrica ecológica a partir da energia solar.
Contamos com uma equipe de técnicos, engenheiros e administradores altamente qualificados e comprometidos para cuidar de todas as etapas do seu projeto: essa é a metodologia Alpha. Conheça os passos:
- Realizamos uma consulta gratuita para fazer uma avaliação e análise financeira;
- Elaboramos uma proposta personalidade visando atender às necessidades específicas do projeto;
- Gostou da nossa proposta? Fechamos o negócio!
- Nesta parte, cuidamos de toda a documentação do processo de homologação junto à sua distribuidora de energia;
- Após a documentação estar em ordem, instalamos os seus painéis fotovoltaicos no local planejado;
- A distribuidora de energia trocará o seu medidor, efetivando o sistema.
O sétimo e último passo é o mais desejado: aproveitar todas as vantagens de optar pelo sistema de energia solar fotovoltaica!