Limpeza de placas solares: como ela deve ser realizada? | Alpha Solar

Limpeza de placas solares: como ela deve ser realizada?

Limpeza de placas solares: como ela deve ser realizada?

Apesar de ser extremamente necessária e simples de ser realizada, a limpeza de placas solares não é um procedimento tão conhecido e aplicado nos centros urbanos.

Neste artigo, você vai entender o motivo dessa sujeira e como a limpeza dos painéis solares deve ser feita.

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura!

 

Afinal, por que as placas solares ficam sujas?

Você já deve ter se perguntado porque as placas solares ficam sujas, não é mesmo?

Bom, as duas principais fontes de sujeira dos painéis solares são a poeira e a poluição.

Em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, a poluição é tão grande que as placas solares podem se sujar significantemente em menos de 1 ano.

Apesar dessa poluição e poeira serem os principais causadores da sujeira, eles não são os únicos. Veja bem: a sujeira causada por pássaros, apesar de ser rara, pode contribuir para o impacto no funcionamento das placas.

De acordo com o Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL), placas solares sujas podem causar uma perda de até 25% de eficácia, quando comparadas às placas limpas. Em casos mais extremos, esse valor pode chegar a 30%.

Isso acontece porque a poluição, poeira, folhas e outros detritos impedem a completa chegada da luz do sol nas células fotovoltaicas dos painéis solares. Por isso, podemos dizer que quanto mais suja for a sua placa solar, menos energia ela irá produzir.

Esse fato vale tanto para as pequenas placas solares, como as da sua casa ou serviço, como também para os grandes complexos de sistemas fotovoltaicos, como as usinas solares.

 

Manutenção dos painéis solares

Agora que você já sabe os principais impactos de uma placa solar suja na produção de energia, é preciso entender como funciona o processo de manutenção das mesmas.

Entenda: antes de definir um prazo exato para a limpeza de placas solares, é preciso conhecer o local e o clima onde os painéis estão instalados.

Geralmente, a indicação é realizar a limpeza de painel solar anualmente. Contudo, em lugares onde quase não chove ou há um grande índice de poluição, esse número diminui para 6 em 6 meses.

Normalmente, as chuvas pesadas conseguem limpar bem os painéis. A maioria dos telhados no Brasil, inclusive, possuem 15 graus ou mais de inclinação. Isso facilita que a água da chuva escorra sobre o painel, levando, assim, a sujeira embora.

Você pode também olhar para os seus painéis solares e verificar se eles estão com a aparência suja.
Caso estejam, é possível apenas passar um pano molhado neles para controlar a situação — tomando todos os cuidados com a placa e, principalmente, com a sua segurança!

 

Leia também: Tipos de energia solar: conheça as principais e saiba mais sobre elas

 

 

 

Como realizar a limpeza das placas solares

Como já falamos por aqui, é extremamente necessário colocar a sua segurança em primeiro lugar.

Por isso, antes de limpar a placa solar da sua residência ou serviço, desligue o sistema fotovoltaico antes da manutenção.

Por questões de segurança, é recomendado que você não suba no telhado para fazer a limpeza. Para isso, utilize uma longa extensão com uma escova macia ou um rodo com uma lâmina de plástico e um pano amarrado para alcançar as placas.

Tenha cuidado também em relação ao uso da mangueira para limpar as placas. Utilize a ferramenta com um bico adequado e não aplique pressão diretamente nos painéis.

Outra dica importante é em relação ao clima e horário: o melhor momento para limpar os seus painéis solares é no amanhecer e, preferencialmente, em dias nublados. O Sol, nesse caso, pode evaporar rapidamente a água, dificultando a sua limpeza. Por isso, opte por realizar a limpeza em dias não tão quentes!

 

Conte com uma equipe especializada!

Agora que você já conhece as principais dicas para realizar a limpeza de placas solares, precisamos ressaltar que nada substitui um profissional qualificado para esse tipo de serviço.

Afinal, este profissional é capacitado pela empresa de origem para realizar a limpeza de forma eficiente e sem danificar nenhum painel.

Aqui na Alpha Solar, contamos com uma metodologia com o objetivo de garantir aos nossos clientes um atendimento eficiente e completo.

Em etapas ágeis e eficazes, avaliamos as necessidades específicas do cliente e, com a conclusão do contrato, instalamos os painéis, efetivando a ativação do sistema e garantindo todas as manutenções necessárias.

Para conhecer todos os nossos serviços e equipamentos, clique aqui.

 

× Faça um orçamento!