Cada vez mais empresas e cientistas vêm trabalhando para conter o aquecimento global. Isso inclui rever o uso de fontes de energia renováveis e não renováveis.
Não sabe o que são fontes de energia renováveis e não renováveis? Não se preocupe! Neste artigo vamos diferenciá-las, apresentar as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil, além de explicar onde a energia solar se encaixa nesse cenário. Continue lendo!
O que você vai ver neste artigo:
Qual a diferença entre fontes de energia renováveis e não renováveis?
A principal diferença entre energias renováveis e não renováveis é a limitação do uso de suas fontes.
Não entendeu? Não se preocupe, a gente explica. Energias renováveis são aquelas que usam recursos de natureza infinita. Já as energias não renováveis usam fontes que não se renovam e, portanto, podem acabar caso sejam usadas em excesso.
Dentre as principais energias renováveis podemos citar a energia eólica, a energia hídrica e a energia solar. Já o petróleo, carvão mineral e gás natural são exemplos de energias não renováveis.
O que e quais são as fontes de energia primárias renováveis?
São consideradas fontes de energia primárias renováveis aquelas cuja origem vem diretamente da natureza. Elas podem ser utilizadas, sem risco de escassez. Por isso vem sendo cada vez mais estudadas na aplicação por meio de novas tecnologias e formas de produção de eletricidade utilizando recursos naturais.
Podemos citar como exemplos de fontes de energia primários o sol, a água e o vento. A partir deles é possível gerar energia elétrica sem causar danos para o meio ambiente.
Saiba quais são as principais fontes primárias de energia renovável
- Energia Solar: atua por meio da captação da luz do sol pelos painéis solares fotovoltaicos e a transforma em energia elétrica através do inversor solar;
- Energia Eólica: utiliza aerogeradores para a geração de energia através da força dos ventos;
- Energia Hídrica: é produzida, principalmente, por meio de centrais hidroelétricas associadas a barragens de grande ou média capacidade;
- Energia das Ondas e Marés: a energia gerada provém do aproveitamento das ondas e marés oceânicas;
- Energia da Biomassa: a geração de energia é feita através da queima de materiais orgânicos, utilizando elementos como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais.
- Leia também: Fontes alternativas de energia: o que são e como funcionam?
Quais são as fontes de energia renováveis utilizadas no Brasil?
Para saber quais fontes de energia renováveis são mais utilizadas no Brasil, basta consultar o gráfico sobre a nossa matriz energética. Confira abaixo os dados da matriz elétrica brasileira de 2020 e veja as principais fontes de energia adotadas pelo país.
Como podemos observar, as Hidrelétricas ainda são a maior fonte de energia elétrica no Brasil. Correspondendo a mais de 65,2% da produção.
Por isso os períodos de estiagem impactam tão drasticamente o valor da conta de luz dos brasileiros.
Neste gráfico, também não podemos deixar de destacar o crescimento no uso da Biomassa (9,1%) e da Energia Eólica (8,8%), e, apesar de ainda não exibir números tão expressivos, a Energia Solar (1,7%).
Em ascensão desde o início da pandemia, em março de 2022 a Energia Solar alcançou um novo patamar ao ultrapassar as termelétricas no abastecimento do país.
De acordo com a com a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o país já consegue gerar 14 gigawatts (GW) com painéis solares, capacidade que equivale à potência da usina hidrelétrica de Itaipu.
Tendo essas informações em mente, é possível afirmar que as principais fontes de energia renováveis utilizadas no Brasil são:
- Energia Solar;
- Energia Oceânica;
- Energia Geotérmica;
- Energia da Biomassa;
- Energia Hídrica;
- Energia Eólica.
Quais são as fontes de energia não renováveis utilizadas no Brasil?
Ainda levando em consideração o gráfico do tópico acima, podemos afirmar que as principais fontes de energia não renováveis utilizadas no Brasil são:
- Petróleo e seus derivados, sendo responsável por 1,6% da geração de energia elétrica;
- Gás natural, sendo responsável por 8,3% da geração de energia elétrica;
- Carvão mineral e seus derivados, sendo responsável por 3,1% da geração de energia elétrica.
Energia solar renovável ou energia não renovável? Qual escolher?
A energia solar é o processo de conversão dos raios solares em energia elétrica ou calor. No Brasil, existem três tipos de energia solar: a energia solar fotovoltaica, a energia térmica e a energia solar heliotérmica. Sendo que cada uma delas tem seu próprio propósito e forma de atuação.
A energia solar fotovoltaica, o tipo predominante no Brasil, se dá através da geração da energia elétrica a partir da luz solar. Enquanto a energia solar térmica é utilizada para aquecer líquidos e a energia heliotérmica também aquece líquidos, mas com o objetivo de utilizar o vapor produzido para movimentar turbinas.