Benefícios da energia solar para o meio ambiente | Alpha Solar

Quais os benefícios da energia solar para o meio ambiente?

Quais os benefícios da energia solar para o meio ambiente?

Quais os benefícios da energia solar para o meio ambiente?

A ONU estima que o aquecimento global pode matar cerca de 40 milhões de pessoas até o fim deste século. A informação veio do relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e ressalta a importância de medidas urgentes para reverter o cenário.

Nesta conversa, as fontes de energia sustentáveis vem ganhando cada vez mais espaço. Em especial a energia solar. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em fevereiro de 2021, o Brasil passou a contar com mais de 7,7 GW operacionais na fonte solar.

Mas, quais são os benefícios da energia solar para o meio ambiente? Nesse artigo vamos citar as principais vantagens oferecidas a curto, médio e longo prazo pela energia solar.

Como funciona a energia solar?

A energia solar fotovoltaica é gerada a partir da conversão da luz solar em energia elétrica. No entanto, para que este processo aconteça, você precisa de painéis solares

Uma vez instalados, esses painéis fazem a captação e conversão da luz do sol em energia. Em seguida, esta energia é direcionada para o inversor. A função do inversor é preparar a energia para o consumo (seja ele domiciliar ou empresarial).

Depois de concluída esta etapa, a energia elétrica é distribuída para o quadro geral, para que seja consumida

princípio de funcionamento da energia solar fotovoltaica

Benefícios da energia solar para o meio ambiente

1. Gera energia elétrica a partir de uma fonte sustentável e inesgotável

Como o próprio nome sugere, a energia solar fotovoltaica é gerada a partir dos raios solares. Ou seja, se alimenta de uma fonte inesgotável e pode ser caracterizada como sustentável por não agredir ao meio ambiente.

2. Economia de água

A água é algo essencial para a vida. E com a sua crescente escassez aumenta também a importância do modo como utilizamos esse recurso. 

No Brasil, em 2020, as hidrelétricas ainda representavam cerca de 65,2% da Matriz Energética do país. E, como sabemos, a geração de energia pelas hidrelétricas demanda toneladas de litros de água. Usados principalmente para resfriar geradores, refinar o combustível e ajudar no transporte do combustível em tubulações.

matriz energética brasileira em 2021

A energia solar, em contrapartida, não precisa de água para realizar a captação e geração de energia elétrica. De forma que, quanto mais consumidores optarem por sistemas fotovoltaicos, maior será a economia de água.

3. Democratiza o acesso a energia elétrica

Apesar de boa parte da população brasileira se concentrar nas capitais e metrópoles, 15,28% dos brasileiros ainda vivem em áreas rurais. E dentro desse grupo, uma grande parcela ainda não têm acesso a um abastecimento estável de energia elétrica.

Os sistemas fotovoltaicos e o apoio de instalações como as usinas solares possibilitam a democratização do acesso à energia elétrica. E também oferecem um apoio caso a concessionária local enfrente problemas causados por chuvas ou desastres naturais.

4. Mais segurança no abastecimento

A conta é simples, quanto mais consumidores optarem pela energia solar, menor será a demanda de energia elétrica para a rede da concessionária.

Com isso, a carga de suprimento diminui e a rede elétrica tem menos problemas para lidar, como apagões e quedas de tensão. O que, por sua vez, contribui para a redução dos incêndios ou sobrecargas nos transformadores que ainda são tão comuns.

5. Redução nas emissões de CO²

Muitos pensam que, por causa das hidrelétricas, a geração de energia elétrica no Brasil é limpa. No entanto, durante os períodos de estiagem e crise hídrica, as termelétricas podem ser responsáveis por uma produção de energia maior.

O que consequentemente aumenta a emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera.

A energia solar é uma energia 100% limpa, eficiente e renovável. Além disso, pode ser utilizada para abastecer casas, empresas, indústrias, condomínios e até mesmo o agronegócio.

Mas, diferentemente das termelétricas, por exemplo, não emitem gases poluentes. Sendo assim, uma de nossas maiores aliadas na redução da pegada de carbono.

6. Reduz o nível de poluição no ar

Os meios mais comuns de produção de energia no Brasil (hidrelétrica e termelétrica) emitem “subprodutos” que poluem a atmosfera terrestre, colaborando para uma piora no ar que respiramos.

Esses subprodutos são em sua maioria gases como dióxido de carbono e metano. Substâncias tóxicas que além de serem responsáveis por problemas respiratórios também são apontados como causadores de alguns tipos de câncer.

A energia solar, por outro lado, não emite nenhuma dessas substâncias tóxicas e representa uma opção muito mais limpa.

7. Atua no combate ao efeito estufa

Não tem como falar em pegada de carbono e níveis de poluição no ar sem pensar no efeito estufa. Ele é o processo que resulta no aumento da temperatura da Terra pela retenção do calor por certos gases atmosféricos.

Apesar de ser algo natural, a queima de combustíveis fósseis e a liberação de gases poluentes na atmosfera contribuem para um agravamento no aquecimento global.

O uso da energia solar reduz a necessidade dos processos que colaboram com o aquecimento do planeta, ajudando a combater esse efeito e reverter as mudanças climáticas.

8. É uma tecnologia em constante evolução

Os cientistas sabem que a energia solar é a energia do futuro! Por isso, ela passa por um desenvolvimento constante. O que garante mais eficiência na geração de energia e mais sustentabilidade nos meios de produção dos equipamentos que compõem um sistema fotovoltaico.

9. Reduz a perda de energia no transporte à distância

A energia elétrica é tradicionalmente produzida e fornecida às subestações. Em seguida, ela é distribuída aos clientes, alguns deles mais distantes da subestação. 

Durante este processo ocorre uma perda de energia. E por se tratar de um fornecimento amplo, consequentemente, há uma perda grande. 

Esses problemas não ocorrem com usuários de energia solar. Afinal, a energia solar é facilmente aproveitada e usada diretamente da fonte. Seu transporte é interno, o que reduz a distância percorrida e as perdas de energia de qualquer natureza.

10. Reduz a dependência de combustíveis fósseis

Uma casa que gera sua própria energia a partir dos sistemas fotovoltaicos automaticamente gera uma queda na demanda por eletricidade nas concessionárias. O que faz com que a necessidade do uso de combustíveis fósseis diminua!

Quer saber mais sobre a instalação do sistema solar fotovoltaico e seus benefícios? Então não deixe de ler nosso artigo:10 coisas para saber antes de instalar um sistema fotovoltaico de energia solar.

× Faça um orçamento!