Energia solar para empresas: guia completo | Alpha Solar

Energia solar para empresas: guia completo para seu negócio

Energia solar para empresas

Energia solar para empresas: guia completo para seu negócio

Quando falamos sobre energia solar, para muitas pessoas a primeira coisa que vem à mente é o seu uso domiciliar. No entanto, a energia solar para empresas já faz parte da realidade!

Atualmente, as empresas já compõem cerca de 27% de todos os sistemas fotovoltaicos brasileiros instalados no Brasil.

Mas o que faz estes negócios optarem por esta energia? Os principais motivos são: a economia de até 95% na conta de energia elétrica e o caráter sustentável da energia solar fotovoltaica. Sendo que este último é amplamente utilizado como ferramenta de marketing. Um recurso para mostrar para o consumidor que aquela empresa possui consciência ecológica.

Isso fica ainda mais evidente quando vemos que, em 2019, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) contabilizou 14.718 conexões comerciais até o final de novembro, representando um crescimento de 137% em relação ao ano anterior.

Quer saber como a energia solar pode representar uma economia de energia para o seu negócio? Continue lendo.

Como funciona a energia solar para empresas?

A energia solar fotovoltaica é gerada a partir da conversão da luz solar em energia elétrica. No entanto, para que este processo aconteça, você precisa de painéis solares

Uma vez instalados, esses painéis fazem a captação e conversão da luz do sol em energia. Em seguida, esta energia é direcionada para o inversor. A função do inversor é preparar a energia para o consumo (seja ele domiciliar ou empresarial).

Depois de concluída esta etapa, a energia elétrica é distribuída para o quadro geral, para que seja consumida. 

Caso você não consuma toda a energia produzida, o excedente é injetado pelo inversor na rede elétrica pública. Se transformando em crédito.

Quanto custa a instalação da energia solar fotovoltaica?

Primeiramente, é importante considerar que o valor da instalação e do sistema de energia solar varia de acordo com o tamanho e a complexidade do projeto. E engloba desde os equipamentos até a mão de obra de instalação.

Ou seja, se o seu negócio tem um consumo elevado de energia, você provavelmente vai precisar de mais placas. Para assim, gerar energia elétrica o suficiente para suas atividades.

Além disso, outros fatores influenciam na precificação. Vamos conferir quais são?

  • Média do consumo mensal; 
  • Níveis de radiação solar locais;
  • Sombreamentos sobre o telhado;
  • Direção e inclinação do telhado.

Quer saber o custo exato para a sua empresa? Solicite um orçamento através do WhatsApp da Alpha Solar.

Vantagens de usar energia solar em empresas

Economia de energia

Conta de luz antes e depois da energia solar na empresa

O sonho de todo empreendedor é conseguir reduzir os custos de operação para conseguir investir mais no próprio negócio. Para aqueles que optam pela energia solar, este sonho já é realidade.

Afinal, o sistema de energia solar pode gerar até 95% de economia na sua conta de energia. Imagina quanta coisa você pode fazer com este dinheiro! 

Sabemos que existe um investimento inicial considerável para a instalação. Porém, o benefício ao longo prazo se estende pelos próximos 40 anos. Porque os painéis solares exigem pouca manutenção e são extremamente resistentes.

Reduz drasticamente as agressões ao meio ambiente

A luz solar é uma fonte de energia natural, não poluente e inesgotável. E, quando você utiliza a energia solar, ajuda a poupar os recursos naturais não renováveis do planeta. Além disso, as placas solares são produzidas a partir de processos industriais controlados que não agridem o meio-ambiente.

Para saber mais, leia nosso artigo especial sobre a relação entre energia solar e sustentabilidade.

Tem longa vida útil e exige pouca manutenção

Como mencionado anteriormente, o sistema de energia solar possui uma vida útil longa. Sua durabilidade pode variar entre 35 e 40 anos. Mas não se esqueça, para aproveitar ao máximo estas características, você deve adquirir placas solares de qualidade através de empresas que realizam a instalação adequada.

Conta com incentivos fiscais

É um fato pouco conhecido, mas empresas que contratam energia solar podem receber incentivos fiscais do governo. Tudo graças ao Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD)

Programa que tem como objetivo estimular a redução drástica do uso de energias poluentes.

Metodologia de energia fotovoltaica da Alpha SolarBanner no artigo "Energia solar para empresas" para projetos Alpha Solar

× Faça um orçamento!