De quantos painéis solares eu preciso? | Alpha Solar

De quantos painéis solares eu preciso? Veja como é calculada a quantidade

De quantos painéis solares eu preciso Veja como é calculada a quantidade

De quantos painéis solares eu preciso? Veja como é calculada a quantidade

Os painéis solares são parte fundamental do sistema fotovoltaico. São eles os responsáveis pela captação da luz solar e sua conversão em energia elétrica. 

Por isso, para garantir o máximo aproveitamento da energia solar, questões como posicionamento dos painéis solares e quantidade de módulos instalados devem ser estudadas com cuidado.

Neste artigo, vamos abordar quais pontos são analisados durante a contratação do sistema de energia solar fotovoltaica.

O que são painéis solares?

Os painéis ou placas solares, são formados por várias células fotovoltaicas. Elas recebem esse nome porque geram eletricidade diretamente da luz visível por meio do efeito fotovoltaico.

As células fotovoltaicas são feitas de semicondutores como o silício, que é o mais comumente usado. Quando a luz atinge a célula, uma parte dela é absorvida pelo material semicondutor e a energia da luz absorvida é transferida para ele. A energia transferida então solta os elétrons, permitindo que eles fluam livremente.

Fatores que são considerados no cálculo de painéis solares

1. Geografia

É fato que uma das coisas mais atrativas na energia solar, é que sua fonte está disponível para todos em qualquer lugar do globo. No entanto, algumas regiões recebem um índice de raios solares maior que outras. 

Isso se torna ainda mais evidente quando consideramos as dimensões continentais do Brasil. Em que cada região está sujeita a um tipo de exposição solar diferente. O que influencia diretamente a quantidade de painéis solares necessários em uma residência.

2. Incidência solar

Corroborando com o ponto levantado no tópico anterior, outro ponto importante a ser avaliado é a incidência da radiação solar na residência do local onde vai ser realizada a instalação.

O local possui uma boa iluminação ou a luz solar é mais escassa? Ao longo do dia, há uma grande área de sombreamento?

A partir dessas observações é possível escolher e analisar qual é a área que os raios solares mais incidem no telhado. Sendo esse o local em que os painéis deverão ser instalados.

Como o Brasil está situado no hemisfério sul, o mais comum é que as placas solares sejam instaladas encarando o norte.

3. Quantidade de energia elétrica consumida

Depois de mapear a incidência solar do local, é importante estudar a média de consumo do cliente. Para isso, é necessário identificar a média de consumo dos últimos 12 meses. Assim você garante uma visão geral do consumo condizente com as mudanças climáticas sazonais.

Se você acabou de se mudar, pode fazer a média levando em conta eletrodomésticos utilizados e seus níveis de consumo.

4. Espaço disponível no telhado

Antes de saber quantos módulos você vai precisar e qual será a potência necessária para cada um deles, você precisa saber qual é o espaço disponível para a instalação. 

Mas não se preocupe, aqui na Alpha tiramos todas as medidas. Afinal, nós temos conhecimento de todas as dimensões das placas e sabemos  quais opções são melhores para cada caso.

De quantos painéis solares preciso para reduzir a conta de luz em até 95%?

Além dos fatores elencados acima, há uma fórmula que é comumente aplicada que é: energia = potência x tempo x (rendimento). Para facilitar a sua compreensão, vou utilizar um exemplo prático.

A região sul do Brasil recebe em média 5,37 horas diárias de irradiação solar útil à geração fotovoltaica. Para esse exemplo, consideramos um módulo solar fotovoltaico de 265 W de potência, voltado para o Norte, inclinado a 20º e considerando as perdas totais do sistema fotovoltaico, por aquecimento e sujeira, em 20% da potência nominal.

Sob essas condições, o módulo de 265 W gera, por dia 1,14 kWh, como mostrado na equação abaixo:

energia-e-potencia-energia-solar

Mas, se considerarmos o período de um mês, esse mesmo equipamento fornece 34,20 kWh. Supondo que a residência consuma em média, 250 kWh mês, ela precisa de aproximadamente de 7 painéis solares instalados.

calculo-de-quantas-placas-solares-usar-no-sistema-solar-fotovoltaico

metodologia Alpha Solar

× Faça um orçamento!