Pode instalar energia solar em apartamentos? | Alpha Solar

É possível instalar energia solar em apartamentos? Entenda

É possível instalar energia solar em apartamentos? Entenda

Tenho certeza de que quando você pensa em energia solar fotovoltaica, a primeira coisa que vem à sua mente é a de uma casa com as placas solares presas ao telhado. Acertei?

Pois é, mas apesar de os projetos residenciais de energia solar serem, em sua maioria, composto por casas, nada te impede de instalar energia solar em apartamentos.

A incorporação de sistemas de energia solar fotovoltaica em construções é chamada de BIPV. Sigla que vem do inglês e significa: Painéis Fotovoltaicos Integrados a Edifícios.

Para te ajudar a entender melhor as particularidades dessa instalação, separei algumas informações básicas, porém fundamentais. Confira!

Como funciona a energia solar em apartamentos

Uma das principais dúvidas sobre o uso da energia solar em apartamentos é: onde instalar as placas fotovoltaicas e o restante dos equipamentos? 

Nesses casos, a melhor localização é a cobertura ou a laje do prédio. Afinal, esses são os pontos que estão naturalmente mais expostos aos raios solares, o que impulsiona a sua captação e geração de energia elétrica.

No entanto, estas não são as únicas opções de instalação disponíveis para edifícios. Outra alternativa é, por exemplo, o uso das fachadas. Mas aqui é importante lembrar que a instalação precisa envolver um projeto arquitetônico.

Em casos em que o regulamento do prédio não permite o uso da sua estrutura na instalação, uma das opções é o solo, ou até mesmo em alguma parte da área comum.

Leia também: 

Mas e as instalações de energia solar em apartamentos para uso individual?

Nesses casos existem algumas opções para demandas individuais. Vamos conhecer as mais populares?

Varanda:

Se no seu apartamento você possui uma varanda com espaço livre, usar o local para instalar o sistema de energia solar pode ser uma boa opção. Esse método usa um sistema de fixação específico para prender as placas solares. 

Entretanto, é importante considerar alguns fatores externos como a posição da sua varanda, o modo como ela fica disposta junto às demais sacadas e a quantidade de sombreamento dela. Afinal, o tempo que ela passa nas sombras afeta sua capacidade de gerar energia, reduzindo sua efetividade.

Na cobertura

Se o seu apartamento é uma cobertura, pode comemorar. Você conta com as condições perfeitas para aproveitar ao máximo a energia solar. Isso porque esse tipo de imóvel normalmente possui uma grande área de telhado ou laje. O que faz dele o lugar ideal para instalação das placas fotovoltaicas.  

Ao optar por esse local, você pode usar a energia solar individualmente, mas também pode instalar um sistema que seja capaz de alimentar mais apartamentos daquele prédio.

No quintal

Indo de um extremo para outro, se você mora no térreo e conta com um espaço aberto, pode usar ele para instalar o seu sistema de energia solar. Esse local também é excelente para a instalação dos painéis solares. 

Mas é importante conversar com a equipe técnica responsável para garantir que eles avaliem o nível de sombreamento e estudem o local para saber qual é o melhor posicionamento para as placas. Assim você evita que árvores e sombras de outras construções inviabilizem a captação.

Consumo remoto

A sua situação não se encaixa em nenhuma das que falamos anteriormente? Calma, você ainda pode contar com consumo remoto. Ou seja, usar um lugar diferente do ponto de consumo para colocar o sistema de energia solar.

Para fazer isso, basta ter um outro terreno, no seu CPF, atendido pela mesma concessionária de energia e instalar o sistema fotovoltaico lá. Você produz a energia lá, transforma ela em créditos energéticos e aproveita a economia no seu apartamento.

Quais são os benefícios oferecidos pela energia solar em apartamentos?

Energia limpa e renovável

Um dos muitos benefícios do uso de painéis solares é o fato de que a energia solar é limpa e de uma fonte renovável. Além disso, a sua instalação é viável em qualquer lugar no mundo e está disponível para seus consumidores todos os dias.

Tudo graças a sua fonte, o sol. Mesmo em dias nublados ou durante estações em que os dias são mais curtos, os painéis ainda são capazes de gerar energia elétrica.

Logo, a energia solar fotovoltaica continuará acessível enquanto tivermos o sol. O que, de acordo com os cientistas, corresponde a uma média de 5 bilhões de anos.

Leia também: Energia Solar e Sustentabilidade: entenda essa relação

Economia de até 95%  

Como você vai gerar a sua própria energia, seu consumo a partir da rede pública vai reduzir. O que pode resultar em uma economia de até 95% na sua conta. 

Este número pode variar de acordo com o tamanho do sistema fotovoltaico instalado e com seu consumo médio de energia elétrica.

Baixo custo de manutenção

Sistemas de energia solar não requerem muita manutenção. Você só precisa mantê-los relativamente limpos, para garantir que as placas estarão em boas condições para absorver o máximo de luz solar. Portanto, limpá-los algumas vezes por ano deve ser mais que suficiente. 

Painéis de qualidade duram até 25 anos, sem queda substancial em sua performance.

Valorização imobiliária

Um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, verificou que compradores estavam dispostos a pagar até 15 mil dólares (cerca de R$78.708,00) a mais por propriedades que já tivessem o sistema fotovoltaico instalado.

Tecnologia em desenvolvimento

A tecnologia que movimenta a indústria da energia solar está em constante evolução. Ou seja, as melhorias continuarão acontecendo e serão intensificadas no futuro.

Como a Alpha Solar pode te ajudar?

A metodologia Alpha Solar é composta por 7 etapas ágeis, realizadas por profissionais aptos para oferecer o melhor para você. São elas:

  • Consulta gratuita: durante esta fase, um de nossos consultores visita você para uma avaliação e análise financeira;
  • Elaboração da proposta: depois da vistoria, elaboramos uma proposta personalizada, com um projeto para atender às suas necessidades específicas;
  • Fechando o negócio: gostou da nossa proposta? Uma vez com ela em mãos, podemos fechar negócio;
  • Documentação: nesta parte, cuidamos do processo de homologação junto à sua distribuidora de energia.
  • Instalação: assim que recebemos o ok e estamos com toda a documentação em ordem, instalamos os seus painéis fotovoltaicos no local planejado;
  • Efetivação e ativação: a distribuidora de energia trocará o seu medidor, ativando o seu sistema;
  • Aproveite a sua economia: agora você pode aproveitar as vantagens de optar pelo sistema de energia solar fotovoltaica.

× Faça um orçamento!