O que é energia fotovoltaica? Entenda | Alpha Solar

O que é energia fotovoltaica? Entenda seu conceito e funcionamento

O que é energia fotovoltaica?

O que é energia fotovoltaica? Entenda seu conceito e funcionamento

Chamamos de energia solar a energia que é gerada a partir da luz do Sol. Durante este processo ela pode ser convertida em calor, utilizada no aquecimento de água, ou em eletricidade. Mas o que é energia fotovoltaica?

Energia solar fotovoltaica é o termo utilizado para designar a eletricidade gerada a partir da incidência de raios solares. Esta energia elétrica pode ser utilizada para alimentar domicílios e empresas, ou exportada para a rede pública quando não é necessária. 

Esta fonte de energia limpa tem se tornado mais popular no Brasil e, em 2020, já aparece no top 10 da Matriz Elétrica Brasileira com uma contribuição de 2.955 MW (1,6%). 

Neste artigo você vai aprender:

  • Como funciona a energia solar fotovoltaica?
  • Quais são os benefícios de optar pela energia solar?
  • Mitos e verdades sobre a energia solar
  • Conheça a metodologia Alpha Solar

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Princípio de funcionamento da energia fotovoltaicaA energia solar fotovoltaica é gerada a partir da conversão da luz solar em energia elétrica. No entanto, para que este processo aconteça, você precisa de painéis solares

Uma vez instalados, esses painéis fazem a captação e conversão da luz do sol em energia. Em seguida, esta energia é direcionada para o inversor. A função do inversor é preparar a energia para o consumo (seja ele domiciliar ou empresarial).

Depois de concluída esta etapa, a energia elétrica é distribuída para o quadro geral, para que seja consumida. 

“Mas o que acontece se eu gerar mais energia do que consumir?”, é uma pergunta que recebemos de vez em quando. Imagine que o proprietário de uma casa com painéis fotovoltaicos passa de 7h às 19h na rua, trabalhando. Durante todo este período as placas estão absorvendo os raios solares e gerando energia.

Esta energia é armazenada e, quando ele volta para casa, é dela que ele usufrui. Porém, se mesmo com o período que ele passa em casa não for possível utilizar toda a energia produzida, o excesso será enviado para a rede pública.

Esta transferência é registrada pelo seu relógio de luz, que faz a medição e transforma a energia enviada em créditos de energia.

Estes créditos ficam à disposição do proprietário por até 60 meses, e geralmente são utilizados em estações com menor incidência de luz solar.

Quais são os benefícios de optar pela energia solar?

Cada vez mais pessoas estão descobrindo e se beneficiando do uso da energia fotovoltaica em seus lares e empresas. Ainda não sabe por quê? Então continue nos acompanhando nesta leitura.

Energia limpa e renovável

Um dos muitos benefícios do uso de painéis solares é o fato de que a energia solar é limpa e de uma fonte renovável. Além disso, a sua instalação é viável em qualquer lugar no mundo e está disponível para seus consumidores todos os dias.

Tudo graças a sua fonte, o sol. Mesmo em dias nublados ou durante estações em que os dias são mais curtos, os painéis ainda são capazes de gerar energia elétrica.

Logo, a energia solar fotovoltaica continuará acessível enquanto tivermos o sol. O que, de acordo com os cientistas, corresponde a uma média de 5 bilhões de anos.

Leia também: Energia Solar e Sustentabilidade: entenda essa relação

Economia de até 95%  

Como você vai gerar a sua própria energia, seu consumo a partir da rede pública vai reduzir. O que pode resultar em uma economia de até 95% na sua conta. 

Este número pode variar de acordo com o tamanho do sistema fotovoltaico instalado e com seu consumo médio de energia elétrica.

Baixo custo de manutenção

Sistemas de energia solar não requerem muita manutenção. Você só precisa mantê-los relativamente limpos, para garantir que as placas estarão em boas condições para absorver o máximo de luz solar. Portanto, limpá-los algumas vezes por ano deve ser mais que suficiente. 

Painéis de qualidade duram até 25 anos, sem queda substancial em sua performance.

Valorização imobiliária

Um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, verificou que compradores estavam dispostos a pagar até 15 mil dólares (cerca de R$78.708,00) a mais por propriedades que já tivessem o sistema fotovoltaico instalado.

Tecnologia em desenvolvimento

A tecnologia que movimenta a indústria da energia solar está em constante evolução. Ou seja, as melhorias continuarão acontecendo e serão intensificadas no futuro.

Banner no artigo "O que é energia fotovoltaica" para projetos Alpha Solar

Mitos e verdades sobre a energia solar

Painéis solares podem reduzir a temperatura do telhado e do ambiente

VERDADE. Isso acontece porque, uma vez instalados no telhado, quem recebe o calor proveniente da luz solar são os painéis. Esta intervenção pode resultar em uma redução de até 3 graus Celsius.

Painéis solares não produzem energia durante o inverno ou em dias nublados

MITO. Apesar de muitas pessoas acreditarem que é preciso um “sol de rachar” para se obter a energia solar, este fato não é verdade. Em dias nublados ou em estações com dias mais curtos, como outono e inverno, a radiação é menor, mas não significa que seja insuficiente para alimentar os painéis.

O investimento com a energia solar se paga com o tempo

VERDADE. O retorno do investimento leva de 3 a 5 anos para se concluir. Entretanto, não podemos esquecer que o sistema tem uma vida útil média de 20 anos. O que significa que, por pelo menos 20 anos, você desfrutará da economia em sua conta de luz.

Se você mudar de casa, não pode levar seus painéis

MITO. Caso deseje, você pode sim remover os painéis, bem como todos os equipamentos necessários para a geração de energia solar. Então se você quiser se mudar e continuar usando a energia solar, basta levar o seu sistema atual com você.

Sistemas de energia solar são ruidosos

MITO. Diferentemente do que é verificado em geradores baseados na queima de combustíveis fósseis ou eólicos, os painéis solares não geram energia através de processo mecânico, mas sim por meio da fotoemissão. Um processo totalmente silencioso.

Conheça a metodologia Alpha Solar

Metodologia de energia fotovoltaica da Alpha Solar

A metodologia Alpha Solar é composta por 7 etapas ágeis, realizadas por profissionais aptos para oferecer o melhor para você. São elas:

  1. Consulta gratuita: durante esta fase, um de nossos consultores visita você para uma avaliação e análise financeira;
  2. Elaboração da proposta: depois da vistoria, elaboramos uma proposta personalizada, com um projeto para atender às suas necessidades específicas;
  3. Fechando o negócio: gostou da nossa proposta? Uma vez com ela em mãos, podemos fechar negócio;
  4. Documentação: nesta parte, cuidamos do processo de homologação junto à sua distribuidora de energia.
  5. Instalação: assim que recebemos o ok e estamos com toda a documentação em ordem, instalamos os seus painéis fotovoltaicos no local planejado;
  6. Efetivação e ativação: a distribuidora de energia trocará o seu medidor, ativando o seu sistema;
  7. Aproveite a sua economia: agora você pode aproveitar as vantagens de optar pelo sistema de energia solar fotovoltaica.

Banner no artigo "O que é energia fotovoltaica" para orçamento Alpha Solar

× Faça um orçamento!