Energia Solar e Sustentabilidade | Alpha Solar

Energia Solar e Sustentabilidade: entenda essa relação

Energia solar e sustentabilidade

Energia Solar e Sustentabilidade: entenda essa relação

No final de 2020, a temperatura média do planeta teve um aumento de 1,25 ºC — um recorde que não temos motivo para comemorar. Estes dados, apenas reforçam a importância da conscientização da população sobre a energia solar e a sustentabilidade.

Em 2020, nem mesmo a recessão econômica impulsionada pela pandemia e o fenômeno La Niña bastaram para reduzir a temperatura global. E tudo isso está relacionado, principalmente, às emissões de CO2

Ou seja, se queremos reduzir as emissões de gás carbônico por meio da queima de combustíveis fósseis, precisamos investir cada vez mais em fontes renováveis.

Neste artigo, você vai aprender:

  • O que é o efeito estufa?
  • Emissão de gases: quais são os principais responsáveis?
  • O que são energias sustentáveis?
  • Energia Solar e sustentabilidade: como se dá esta relação?
  • Quem pode utilizar a energia solar?

O que é o efeito estufa?

Chamamos de efeito estufa a camada de gases que cobre a superfície terrestre. Ela é composta por principalmente gás carbônico (CO²), metano (CH4), N²O (óxido nitroso) e vapor de água.

Este é um fenômeno natural fundamental para que haja vida no planeta Terra. No entanto, há séculos ocorre um agravamento dele — agravado principalmente pelas atividades humanas.

Dentre as principais consequências podemos citar:

  • O aumento da temperatura;
  • Derretimento das calotas polares;
  • Aumento do nível do mar.

Emissão de gases: quais são os principais responsáveis?

São vários os responsáveis pelos gases que causam o efeito estufa. Só em 2017, as emissões de gases-estufa ligadas ao desmatamento cresceram 3,6% no Brasil

Além disso, não podemos deixar de mencionar a queima dos combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural), ocasionada principalmente na geração de energia para atividades industriais e transportes.

A elas damos o nome de energia não renovável, ou energia suja. Pois são produzidas a partir de fontes que se esgotam na natureza. O que causa uma série de impactos negativos no nosso ecossistema.

O que são energias sustentáveis?

Ao contrário das energias não renováveis, as energias sustentáveis são aquelas geradas por fontes de energias renováveis. Ou seja, aquelas resultantes de recursos naturais ilimitados. Como, por exemplo, o sol e o vento.

Elas são energias limpas e, por isso, seu uso tem sido estimulado cada vez mais para reduzir o impacto ambiental.

Energia Solar e sustentabilidade: como se dá esta relação?

A energia solar, como o próprio nome já diz, é uma energia renovável. Pois utiliza como combustível os raios solares, que são fruto de uma fonte inesgotável.

A geração de energia elétrica por meio da energia solar se dá da seguinte forma: as placas de energia solar captam os raios e transformam em energia elétrica. Depois um aparelho inversor transforma a corrente contínua em corrente alternada.

Depois deste passo, a energia elétrica já pode ser consumida. O que não é gasto pelo proprietário, é revertido em crédito para consumo. O que garante a economia mesmo em dias nublados e com baixa incidência de raios solares.

Princípios de funcionamento da energia solar fotovoltaica

Outra vantagem oferecida pela energia solar fotovoltaica é o fato de ser uma tecnologia em constante evolução. O que garante que seus equipamentos sejam cada vez mais eficientes, resistentes e produzidos a partir de materiais cada vez menos poluentes.

No Brasil, este tipo de energia está cada vez mais popular. Em 2020, a energia solar já apareceu no top 10 da Matriz Elétrica Brasileira com uma contribuição de 2.955 MW (1,6%).

Número conquistado graças aos seus mais de 300 mil usuários. 

Quem pode utilizar a energia solar?

Apesar de a energia solar domiciliar ser muito famosa, a energia solar para empresas vem ganhando cada vez mais espaço. Seja pelos benefícios econômicos (que vêm dos subsídios do governo e da economia na conta), seja pelo marketing possibilitado por esta escolha.

Em novembro de 2019, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) contabilizou 14.718 conexões comerciais até o final de novembro. Número referente a 27% das instalações totais realizadas no Brasil.

As preocupações com as mudanças climáticas, a busca pela economia e o boom experimentado pelo setor, mesmo durante a pandemia, indicam que nunca houve momento melhor para investir na energia solar fotovoltaica.

O consumidor brasileiro pode esperar cada vez mais evoluções neste ramo que já tem potência para reduzir em 95% a conta de luz.

Conheça a Alpha Solar

A Alpha Solar realiza a instalação de energia solar domiciliar e comercial em Macaé e região. Nossa equipe oferece a melhor e mais moderna tecnologia, além do suporte em todas as etapas do seu projeto. Desde a concepção e análise da viabilidade técnica e financeira, até o planejamento, fornecimento de equipamentos, instalação e comissionamento com a rede de distribuição local.

Tudo isso para  proporcionar para você, a melhor solução em energia solar. Aliando a preservação e sustentabilidade do meio ambiente ao investimento em lucratividade.Metodologia de energia solar fotovoltaica da Alpha Solar

Banner no artigo "Energia solar e sustentabilidade" para projetos Alpha Solar

× Faça um orçamento!