Energia solar residencial: 8 principais vantagens do uso | Alpha Solar

Energia solar residencial: 8 principais vantagens do uso

Energia solar residencial: 8 principais vantagens do uso

Já percebeu como a energia solar residencial se popularizou no Brasil? Em outubro de 2020 o Brasil registrou um total de 7 GW de potência instalada em energia solar. E, desse total, mais de 4 GW corresponde a 99,9% da micro e minigeração distribuída em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.

A previsão feita pela ANEEL diz que até o fim de 2021, a energia solar vai corresponder a 1,8% da Matriz Elétrica Brasileira.

Se você ainda não sabe muito sobre a energia solar, e quer entender o por que ela se popularizou, separei algumas informações. Continue lendo e conheça as principais vantagens de seu uso!

8 principais vantagens da energia solar residencial

1. Economia de até 95% na conta de energia elétrica

O maior atrativo da energia solar é, sem dúvida, a economia na conta de luz. Com aumentos cada vez mais constantes e bandeiras tarifárias de valores abusivos, o sistema fotovoltaico representa uma economia de longo prazo para você.

Além disso, nos casos em que você produzir mais energia que o total consumido, esse excesso é enviado para a concessionária. E, posteriormente, é convertido em créditos que podem ser utilizados em até 5 anos.

2. Use o excesso produzido para gerar economia em mais de um imóvel

Se você não tem um consumo elevado de energia, e tem medo de “perder” esses créditos, eu apresento a segunda vantagem: poder utilizar os créditos de energia em outro imóvel.

Essa dica é ótima para quem tem mais de um imóvel, seja comercial ou residencial. No entanto, é importante frisar que para utilizar esse benefício os dois imóveis devem estar no nome da mesma pessoa, e serem abastecidos pela mesma concessionária de energia.

Quem leu também se interessou por: Economia de energia: 10 formas de economizar energia em casa

3. Valoriza o seu imóvel 

Em um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, foi detectado que compradores estão dispostos a pagar até até 15 mil dólares (cerca de R$78.708,00) a mais por propriedades que já tivessem o sistema fotovoltaico instalado.

4. É uma energia limpa e renovável

Um dos muitos benefícios do uso de painéis solares é o fato de que a energia solar é limpa e de uma fonte renovável. Além disso, a sua instalação é viável em qualquer lugar no mundo e está disponível para seus consumidores todos os dias.

Tudo graças a sua fonte, o sol. Mesmo em dias nublados ou durante estações em que os dias são mais curtos, os painéis ainda são capazes de gerar energia elétrica.

Durante um longo período, conversamos sobre a substituição de energias sujas por energias limpas e com fontes renováveis. No entanto, poucas vezes vimos uma movimentação tão intensa quanto em 2021.

Com a queda dos valores de instalação de energias limpas, 2021 tem tudo para ser o ano que inicia uma fase sem carbono!

A Agência Internacional de Energia (IAE) estima que até 2030 a geração de carbono pode cair para menos de 27 gigatoneladas — 12 gigatoneladas a menos do que o registrado em seu pico, em 2019.

Leia também: Energia Solar e Sustentabilidade: entenda essa relação

5. Baixo custo e manutenção

Um sistema de energia solar fotovoltaico não requer muita manutenção. Você só precisa mantê-los relativamente limpos, para garantir que as placas estarão em boas condições para absorver o máximo de luz solar. Portanto, limpá-los algumas vezes por ano deve ser mais que suficiente. 

Painéis de qualidade duram até 25 anos, sem queda substancial em sua performance.

6. Tecnologia em desenvolvimento

A tecnologia que movimenta a indústria da energia solar está em constante evolução. Ou seja, as melhorias continuarão acontecendo e serão intensificadas no futuro.

E essas melhorias resultam em produtos mais baratos, mais eficientes e com maior durabilidade, além de peças com componentes que agridem menos o meio ambiente.

7. Vida útil do sistema de energia solar

Um sistema de energia solar residencial de boa qualidade dura, em média, 25 anos. Por isso,  mesmo com o alto investimento de instalação, dizemos que o sistema se paga várias vezes.

Isso porque, normalmente, um sistema solar fotovoltaico residencial se paga em no máximo 6 anos. E, a partir dessa data, toda a economia gerada passa a ser considerada lucro.

8. Não gera ruídos nem barulhos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sistema de energia solar residencial é silencioso. Então, se você pensava que as placas solares emitem ruídos no telhado, pode ficar tranquilo!

Isso porque o processo que converte os raios solares em energia elétrica se dá por um processo fotoquímico, e não mecânico.

Conheça a metodologia Alpha Solar

A metodologia Alpha Solar é composta por 7 etapas ágeis, realizadas por profissionais aptos para oferecer o melhor para você. São elas:

  1. Consulta gratuita: durante esta fase, um de nossos consultores visita você para uma avaliação e análise financeira;
  2. Elaboração da proposta: depois da vistoria, elaboramos uma proposta personalizada, com um projeto para atender às suas necessidades específicas;
  3. Fechando o negócio: gostou da nossa proposta? Uma vez com ela em mãos, podemos fechar negócio;
  4. Documentação: nesta parte, cuidamos do processo de homologação junto à sua distribuidora de energia.
  5. Instalação: assim que recebemos o ok e estamos com toda a documentação em ordem, instalamos os seus painéis fotovoltaicos no local planejado;
  6. Efetivação e ativação: a distribuidora de energia trocará o seu medidor, ativando o seu sistema;
  7. Aproveite a sua economia: agora você pode aproveitar as vantagens de optar pelo sistema de energia solar fotovoltaica.

× Faça um orçamento!