O que é uma célula fotovoltaica? | Alpha Solar

O que é uma célula fotovoltaica?

O que é uma célula fotovoltaica?

Uma célula fotovoltaica, ou célula solar, é um componente essencial do sistema de energia solar fotovoltaica. É a partir dela que é feita a captação e conversão dos raios UV em energia elétrica.

A busca por formas mais sustentáveis de geração de energia, além da necessidade crescente de alternativas mais eficientes e econômicas vem impulsionando o uso da energia solar fotovoltaica.

Afinal, o sol é uma fonte de energia inesgotável e disponível para todos, independente de sua localização.

No entanto, para que a energia solar se transforme em energia elétrica e seja utilizada, ela precisa passar por algumas etapas. Vamos conferir?

O que é uma célula fotovoltaica?

Você pode até não reparar, mas, atualmente, células solares podem ser encontradas em todos os lugares. Duvida? Calculadoras, lanternas, brinquedos infantis, satélites e sistemas de energia solar são exemplos de uso destas células;

As células solares também são chamadas de células fotovoltaicas, significando foto “luz” e voltaica significando “eletricidade”. Elas recebem esse nome porque geram eletricidade diretamente da luz visível por meio do efeito fotovoltaico.

As células fotovoltaicas são feitas de semicondutores como o silício, que é o mais comumente usado. Quando a luz atinge a célula, uma parte dela é absorvida pelo material semicondutor e a energia da luz absorvida é transferida para ele. A energia transferida então solta os elétrons, permitindo que eles fluam livremente.

Um grupo de células fotovoltaicas conectadas eletricamente e colocadas em uma estrutura é chamado de módulo (ou painel solar), que pode então ser agrupado em grupos maiores de módulos para formar um painel solar.

As células fotovoltaicas têm campos elétricos que forçam os elétrons liberados pela absorção da luz a fluir em uma determinada direção. Esse fluxo de elétrons é uma corrente elétrica. Quando os contatos de metal são colocados na parte superior e inferior da célula fotovoltaica, isso nos permite tirar a corrente para uso externo.

Célula fotovoltaica e energia solar: entenda esta relação

A energia solar fotovoltaica é gerada a partir da conversão da luz solar em energia elétrica. No entanto, para que este processo aconteça, você precisa de painéis solares. 

Uma vez instalados, esses painéis fazem a captação e conversão da luz do sol em energia. Em seguida, esta energia é direcionada para o inversor. A função do inversor é preparar a energia para o consumo (seja ele domiciliar ou empresarial).

Depois de concluída esta etapa, a energia elétrica é distribuída para o quadro geral, para que seja consumida. 

“Mas o que acontece se eu gerar mais energia do que consumir?”, é uma pergunta que recebemos de vez em quando. Imagine que o proprietário de uma casa com painéis fotovoltaicos passa de 7h às 19h na rua, trabalhando. Durante todo este período as placas estão absorvendo os raios solares e gerando energia.

Esta energia é armazenada e, quando ele volta para casa, é dela que ele usufrui. Porém, se mesmo com o período que ele passa em casa não for possível utilizar toda a energia produzida, o excesso será enviado para a rede pública.

Esta transferência é registrada pelo seu relógio de luz, que faz a medição e transforma a energia enviada em créditos de energia.

Estes créditos ficam à disposição do proprietário por até 60 meses, e geralmente são utilizados em estações com menor incidência de luz solar.

principios-de-funcionamento-da-energia-solar-fotovoltaica

Principais tipos de painel solar

Um dos fatores que afeta o orçamento do seu sistema é a tecnologia utilizada na produção dos painéis solares. Veja quais são os principais e seus diferenciais:

painel solar fotovoltaico de silício monocristalino

Painel solar fotovoltaico de silício policristalino

Tensão e corrente da célula fotovoltaica: como funciona?

As células fotovoltaicas são produzidas com material semicondutor que, através do efeito fotovoltaico, convertem a radiação solar em energia elétrica. Entenda como esse processo funciona.

Infográfico como funciona a tensão elétrica dentro da célula solar

Conheça a metodologia Alpha Solar

A metodologia Alpha Solar é composta por 7 etapas ágeis, realizadas por profissionais aptos para oferecer o melhor para você. São elas:

  1. Consulta gratuita: durante esta fase, um de nossos consultores visita você para uma avaliação e análise financeira;
  2. Elaboração da proposta: depois da vistoria, elaboramos uma proposta personalizada, com um projeto para atender às suas necessidades específicas;
  3. Fechando o negócio: gostou da nossa proposta? Uma vez com ela em mãos, podemos fechar negócio;
  4. Documentação: nesta parte, cuidamos do processo de homologação junto à sua distribuidora de energia.
  5. Instalação: assim que recebemos o ok e estamos com toda a documentação em ordem, instalamos os seus painéis fotovoltaicos no local planejado;
  6. Efetivação e ativação: a distribuidora de energia trocará o seu medidor, ativando o seu sistema;
  7. Aproveite a sua economia: agora você pode aproveitar as vantagens de optar pelo sistema de energia solar fotovoltaica.

× Faça um orçamento!