Como funciona uma usina solar? | Alpha Solar
Como funciona uma usina solar

Como funciona uma usina solar?

A luta contra o aquecimento global ganha cada vez mais adeptos. Isso é impulsionado em grande parte pelas novas tecnologias, que tornam as energias sustentáveis e renováveis cada vez mais acessíveis. Como, por exemplo, a energia solar fotovoltaica e o uso de usinas solares.

Para ajudar você a entender melhor as vantagens da energia solar, hoje, vamos falar sobre o que é e como funciona uma usina solar. Confira!

O que é a Usina Solar?

As usinas são grandes complexos de sistemas solares, compostos por diversos painéis solares.

Conhecida também como parque solar ou fazenda solar, o principal objetivo da usina solar fotovoltaica é: capturar, converter e distribuir energia solar para grandes concessionárias e distribuidoras.

Nesta modalidade, os painéis solares são instalados no solo. Sendo que podem ser fixados diretamente nele ou sobre estruturas chamadas de sistemas Solar-Tracker.

São dispositivos que direcionam o painel conforme a posição do sol, de forma a deixá-lo sempre no melhor ângulo para captação da luz.

Assim como em domicílios, nas usinas solares, a produção de energia começa com o armazenamento e conversão de energia solar em energia elétrica.

No entanto, é importante ressaltar que as usinas solares fazem parte da geração de energia centralizada. Enquanto o sistema solar fotovoltaico domiciliar realiza a geração distribuída.

Como funciona uma Usina Solar?

A usina solar funciona da seguinte forma: as placas solares absorvem a luz solar e convertem ela em energia elétrica.

No entanto, os painéis solares produzem energia elétrica em corrente contínua. Por isso, esta energia passa por um inversor que converte a energia de corrente contínua para corrente alternada.

Depois da conversão da energia, o inversor entrega a energia produzida em até 380 Volts. Porém, para que seja realizada a transmissão de energia, ela deve possuir uma tensão superior.

O que nos leva ao próximo passo: o uso de transformadores. Estes transformadores podem elevar a tensão da energia para 13.800 Volts, 69.000 Volts, 138.000 Volts e até acima de 230.000 Volts.

Uma vez na potência correta, a energia é transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída pelas para o uso domiciliar, comercial ou industrial.

Funcionamento das usinas solares

É possível alugar usinas solares?

Poucas pessoas sabem, mas as Usinas Solares podem ser alugadas. Este aluguel pode ser feito por meio de um valor mensal fixo.

Contudo, você deve se lembrar que o valor pago não poderá ser em Reais por unidade de energia elétrica (R$/kWh).

Agora que você já sabe como funciona uma usina solar, que tal saber mais sobre os benefícios da energia solar? Para isso não deixe de ler o nosso artigo “O que é energia fotovoltaica?”.

Banner no artigo "Como funciona uma usina solar" para projetos Alpha Solar

× Faça um orçamento!