Conheça as diferenças entre energia solar e energia hidrelétrica | Alpha Solar

Conheça as diferenças entre energia solar e energia hidrelétrica

Conheça as diferenças entre energia solar e energia hidrelétrica

A energia solar e a energia hidrelétrica são duas fontes limpas e renováveis para geração de eletricidade. Mas você sabe quais são as principais diferenças entre elas?

Neste artigo, vamos explicar como funciona cada tipo de energia, suas principais diferenças e vantagens e dicas úteis para escolher a melhor opção para a sua residência ou negócio. Continue a leitura!

 

Como funciona a energia solar?

Como você já deve ter lido aqui no blog da Alpha Solar, a energia solar utiliza a luz do Sol para a produção de energia elétrica.

Os painéis fotovoltaicos são instalados em locais onde há grande captação de luz solar, como os telhados das residências, por exemplo, e utilizam essa fonte para transformá-la em eletricidade e distribuí-la por toda a casa.

O Brasil é considerado um excelente espaço para o investimento de energia solar, uma vez que recebe diariamente muita luz do Sol em grande parte das suas regiões.

 

Vantagens e desvantagens da energia solar

A energia solar conta com uma série de vantagens em seu uso e uma delas é o recurso solar ilimitado, não passando por crises ou riscos de acabar com esse tipo de fonte de energia. A potência dos raios solares é tão forte que, ao contrário do que muitos pensam, até mesmo em dias nublados a produção de energia elétrica através dos painéis fotovoltaicos se mantém.

Outro grande benefício é a economia que esse tipo de energia gera ao investidor. Basicamente, ao investir em energia solar, a sua conta de luz reduz em até 95%. Além disso, a vida útil do sistema fotovoltaico é longa, de no mínimo 25 anos, o que reduz ainda mais o custo com manutenções.

Como citamos anteriormente, a energia solar também é uma energia limpa e renovável, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Muitas pessoas colocam o custo com a instalação da energia solar como um ponto de desvantagem. Contudo, quando comparado com as vantagens do processo e o retorno econômico, esse fato perde a sua relevância.

Uma pequena desvantagem do processo é a falta de produção de eletricidade durante o período da noite. No entanto, toda a energia gerada de dia e não utilizada pelo local é enviada para uma rede pública e convertida em créditos, podendo ser utilizada em períodos sem a luz do Sol.

Leia mais em: Como funciona o sistema de compensação de energia elétrica

 

Como funciona a energia hidrelétrica?

Como você acabou de ler, a energia solar utiliza a luz do Sol para a produção de energia elétrica. No caso da energia hidrelétrica, o fator utilizado para a geração de energia é a força das águas.

Esse processo é utilizado através do potencial hidráulico de algum rio e, para isso, são construídas barragens para controlar o ciclo natural do rio e acumular um grande volume de água. Esse volume, então, movimenta as turbinas instaladas no local e convertem a energia potencial em energia cinética.

Atualmente, a energia hidrelétrica corresponde a mais da metade da energia elétrica brasileira. Isso acontece porque o tipo de tecnologia utilizada é renovável, limpa e o país possui um alto potencial hídrico.

 

Vantagens e desvantagens da energia hidrelétrica

Um dos principais benefícios desse tipo de energia é a gratuidade do recurso e o potencial hídrico no Brasil. Além disso, essa fonte é renovável e limpa, uma vez que a produção vem da força das águas represadas e, ao serem liberadas, movimentam as turbinas sem a liberação de dióxido de carbono na atmosfera.

Ao contrário da energia solar, a energia hidrelétrica possui mais desvantagens em seu uso, como:

  • Durante os períodos de seca, a diminuição da quantidade de água e chuvas pode provocar faltas de energia e aumento nas taxas da conta de luz;
  • Esse tipo de instalação gera grande impacto ambiental na construção da barragem, correndo o risco de extinção das espécies instaladas ao redor, como a flora e a fauna da região;
  • A mudança no fluxo dos rios pode impactar diretamente na vida aquática.

 

Principais diferenças entre energia solar e hidrelétrica

Agora que você já conhece um pouco mais das energias solar e hidrelétrica, além das suas principais vantagens e desvantagens, fica muito mais fácil entender as diferenças entre os dois tipos de produção de energia.

Por se tratar de um alto volume de água e grande estrutura utilizada para o processo, a energia que provém das hidrelétricas é fornecida por distribuidoras de energia no Brasil. Enquanto isso, a energia solar pode ser instalada e produzida diretamente nas residências e empresas.

Em relação a esse fator e os outros apresentados nos tópicos anteriores, a energia solar é uma opção mais econômica e autônoma, principalmente em locais onde as distribuidoras não chegam.

Além disso, a energia solar causa menos impactos em relação a sua instalação e pode ser utilizada também através do aluguel das usinas solares.

 

Garanta você também todos os benefícios da energia solar!

Os pontos que te apresentamos neste artigo explicam muito bem o porquê da energia solar ser a melhor alternativa para a matriz elétrica do Brasil. O recurso solar ilimitado e o potencial do país para esse tipo de energia colaboram diretamente com o número crescente de projetos com essa tecnologia — e você pode adquirir também esses benefícios para a sua residência!

Conquiste autonomia e muita economia para a sua casa ou negócio através de um investimento de alto nível. Mas lembre-se: como em qualquer outro serviço, é preciso contar com equipes especializadas no assunto para entregar o melhor que a tecnologia pode oferecer.

A Alpha Solar é uma empresa brasileira que atua com a melhor e mais moderna tecnologia de sistemas de energia solar fotovoltaica. Além disso, contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados e comprometidos para cuidar de todas as etapas do seu projeto.

Conheça um pouco mais dos nossos projetos realizados e solicite um orçamento gratuito!

× Faça um orçamento!