Quanto Custa Energia Solar Residencial? Instalação e Consumo Mensal | Alpha Solar

Quanto Custa Energia Solar Residencial? Instalação e Consumo Mensal

Quanto Custa Energia Solar Residencial? Instalação e Consumo Mensal

A geração de energia solar é considerada uma fonte de energia limpa por contribuir diretamente com a preservação do meio ambiente, não emitindo gases do efeito estufa.

Mas não é só isso que tem feito as pessoas procurarem por esse meio: a energia solar pode também levar a uma redução de até 95% na conta luz. Aqui, a economia proporcionada por essa tecnologia é o suficiente não só para pagar o que foi gasto em sua instalação, como também para gerar uma rentabilidade por muitos anos.

Com tantas vantagens, você deve estar se perguntando: mas quanto custa a energia solar residencial e como instalar? 

No artigo de hoje, te explicamos como funciona o processo de instalação, consumo mensal e como garantir essa geração de energia para a sua residência. Acompanhe a leitura!

 

Afinal, quanto custa para instalar energia solar?

Como você já deve ter lido aqui no blog da Alpha Solar, a energia solar residencial é composta por um sistema fotovoltaico em que os painéis solares são responsáveis por transformar a radiação do sol em energia elétrica. Dessa forma, o investimento inicial dessa tecnologia conta também com os painéis solares.

O custo de uma placa solar varia de acordo com uma série de fatores, como o tamanho da área de instalação, da complexidade do projeto e até mesmo a cotação do dólar e os materiais utilizados em sua fabricação. 

Para a instalação, os valores também podem oscilar — variando, principalmente, de acordo com o tamanho da área onde serão colocados os painéis. Em imóveis de pequenas dimensões e em uma proposta de 300kWh, o valor total é de aproximadamente R$14.749,00.

E se você está se perguntando se quem tem energia solar paga conta de luz, a resposta é sim. Porém, o valor é calculado pelo custo de disponibilidade da energia somado à taxa de iluminação pública local, resultando em uma taxa mínima que nem se compara ao valor mensal de uma conta de energia elétrica.

Leia mais: Entenda como funciona a energia solar residencial de forma fácil

 

Benefícios da instalação da energia solar residencial

A princípio, o valor total da instalação pode te assustar, não é mesmo?

No entanto, a partir do momento em que você compreende todos os benefícios que essa tecnologia te proporciona, fica muito mais fácil entender o porquê vale tanto a pena investir na energia solar.

Para te ajudar no processo, separamos algumas vantagens do investimento. Confira!

 

1. Sustentabilidade

Como já citamos anteriormente neste artigo, um dos grandes benefícios da energia solar residencial é a sustentabilidade.

Considerada uma fonte inesgotável de energia, essa tecnologia contribui diretamente para a preservação do meio ambiente, principalmente por não emitir gases geradores do efeito estufa.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), uma casa com o consumo de energia de aproximadamente R$144,00 mensais, ao utilizar energia solar, evita a emissão de 1.300 quilos de CO2 na atmosfera.

 

2. Economia

Definitivamente, a economia é um dos principais fatores que levam as pessoas a pesquisar quanto custa para instalar energia solar.

Se você pegar os valores que apresentamos acima, mais o gasto que você terá com a manutenção ao longo de 25 anos, e dividir pela energia que o seu sistema fotovoltaico gerou nesse período, verá que o preço da energia solar é bem menor do que o da rede elétrica. 

Não importa em qual região do país você more: a energia solar residencial é mais barata que a energia elétrica que você precisa pagar mensalmente.

No cálculo apresentado acima, consideramos o tempo mínimo de vida útil do painel solar: 25 anos.

 

3. Valorização do imóvel

Além dos benefícios que apresentamos acima, a energia solar ainda valoriza a sua casa.

Imagine a comparação: uma casa onde você precisa pagar a conta de luz ou uma casa que gera a sua própria energia?

 

Orçamento da energia solar residencial

Agora que você já sabe quanto custa energia solar residencial e as principais vantagens da instalação dessa tecnologia, você deve estar querendo saber como solicitar esse orçamento.

Pensando em facilitar a sua vida, a Alpha Solar conta um atendimento completo: entre em contato conosco e deixa que a gente cuida de tudo! Projeto, equipamentos, instalação do sistema de geração e homologação junto à concessionária de energia elétrica da sua região.

Curtiu? Então, entre em contato com um de nossos especialistas e descubra quanto custa sua independência energética.

 

× Faça um orçamento!