Como funciona a energia solar? | Alpha Solar

Como funciona a energia solar?

O Brasil encerrou o ano de 2021 batendo um novo recorde na geração de energia solar. Impulsionado por políticas sustentáveis, pela crise hídrica e constantes aumentos na conta de luz, ultrapassamos a marca de 13 gigawatts de potência de energia elétrica gerada a partir da luz do sol.

Mas esse recorde não seria possível se tantos consumidores de pequeno e médio porte não tivessem acreditado no potencial desse método de geração de energia.

Mas afinal, como funciona a energia solar e o que a tem tornado tão atrativa? É isso que veremos a seguir. 

Quais são os tipos de energia solar?

A energia solar é o processo de conversão dos raios solares em energia elétrica ou calor. No Brasil, existem três tipos de energia solar: a energia solar fotovoltaica, a energia térmica e a energia solar heliotérmica. Sendo que cada uma delas tem seu próprio propósito e forma de atuação.

A energia solar fotovoltaica, o tipo predominante no Brasil, se dá através da geração da energia elétrica a partir da luz solar. Enquanto a energia solar térmica é utilizada para aquecer líquidos e a energia heliotérmica também aquece líquidos, mas com o objetivo de utilizar o vapor produzido para movimentar turbinas. 

Como funciona a energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica, como o próprio nome sugere, é gerada a partir do efeito fotovoltaico. Esse fenômeno acontece quando as partículas da luz solar colidem com os átomos de silício que compõem o painel solar. Esse encontro resulta em um deslocamento de elétrons o que cria uma corrente elétrica contínua chamada de energia solar fotovoltaica.

Nos sistemas fotovoltaicos, esse efeito acontece da seguinte forma:

1) Durante o dia, os painéis solares absorvem a luz do sol para, a seguir, convertê-la em energia elétrica fotovoltaica;

2) Em seguida, a energia gerada é enviada para o inversor. Esse aparelho é responsável por converter a energia de corrente contínua para corrente alternada;

3) Uma vez convertida em corrente alternada, a energia elétrica está pronta para ser usada!;

princípio de funcionamento da energia solar fotovoltaica

4) Em alguns casos, há sobra de energia. Quando isso acontece a quantia excedente é enviada para a rede elétrica da concessionária e convertida em créditos de consumo.

Esses créditos, por sua vez, podem ser utilizados pelo mesmo imóvel, ou podem ser enviados para outro. Desde que ambos sejam atendidos pela mesma concessionária e estejam registrados sob o mesmo CPF.

Como funciona a energia solar térmica 

Painel de aquecimento solar de água e coletor de água
Sistema de energia solar térmica em funcionamento

Também conhecida como termossolar ou fototérmica, a energia solar térmica é aquela que utiliza o calor do sol para aquecer líquidos, como, por exemplo, a água de chuveiros.

Assim como a fotovoltaica, a energia solar térmica também é sustentável e renovável e pode ser adotada para abastecimento residencial, comercial até mesmo usinas térmicas solares.

A energia solar térmica é produzida da seguinte forma:

1) Durante o dia, os painéis solares absorvem a luz do sol. Essa luz é convertida em calor que aquece o líquido de seu interior;

2) Uma vez aquecido, esse líquido é transportado para o acumulador solar;

3) A troca de calor entre o líquido transportado e a água no acumulador ocorre, e a água aquecida é distribuída para utilização.

Como funciona a energia solar heliotérmica

Sistema de energia solar hialotérmica em funcionamento

A energia solar heliotérmica é gerada a partir de painéis solares específicos, cuja função é refletir a luz solar em determinado ponto com o objetivo de aquecer um líquido e, posteriormente, usar o seu vapor para a movimentação de turbinas para geração de eletricidade.

Esse tipo de energia funciona de maneira indireta. Ou seja, ela capta o calor do sol, armazenando-o e convertendo-o primeiro em energia solar mecânica para depois produzir energia elétrica.

O processo de geração de eletricidade a partir da energia solar heliotérmica acontece da seguinte forma:

1) Painéis solares formados por espelhos coletores e heliostatos acompanham a direção do sol até um determinado ponto;

2) Nele, há um receptor por onde o fluido térmico deverá passar;

3) Em seguida, o calor do fluido é usado para aquecer a água até que ela atinja o seu estado gasoso;

4) Nessa etapa, a usina heliotérmica passa a atuar como uma usina termoelétrica. Isso porque o vapor gerado é usado para movimentar as turbinas responsáveis pela produção de energia elétrica.

Energia heliotermica em funcionamento

Energia solar residencial

A energia solar residencial mais utilizada no Brasil é a energia fotovoltaica. Através dela, consumidores conseguem produzir sua própria energia de forma independente. 

O que resulta em uma economia de até 95% na conta luz, além da valorização do imóvel e proteção contra aumentos e bandeiras tarifárias.

Apesar de muitos acreditarem que este benefício é exclusivo para quem mora em casas, o mercado já oferece soluções de energia solar para apartamentos , condomínios residenciais e abastecimento rural.

Quer saber mais sobre os benefícios do uso da energia solar residencial? Leia o nosso artigo: Energia solar residencial: 8 principais vantagens do uso.

Energia solar no comércio

Os lares brasileiros não são os únicos se beneficiando do uso da energia solar fotovoltaica. Empresas de pequeno, médio ou grande porte já encontram no mercado soluções capazes de atender suas necessidades considerando gasto de energia e terreno disponível para a instalação das placas solares.

Além da economia de energia, esses empreendimentos agregam valor à sua marca e conseguem oferecer preços mais competitivos. Afinal, a economia faz com que eles consigam segurar os aumentos por mais tempo que os concorrentes.

Como utilizar e instalar a energia solar 

A energia solar é uma alternativa mais sustentável e que proporciona um equilíbrio entre sua produção e o consumo. Mas de forma alguma isso significa que ela é mais fraca ou insuficiente quando comparada às energias geradas a partir da queima de combustíveis fósseis.

Por tanto, a energia solar pode ser usada no abastecimento de residências, condomínios, empresas e indústrias sem comprometer suas rotinas.

Para instalar a energia solar, é importante contar com uma equipe de profissionais especializados. Apenas eles serão capazes de fazer um diagnóstico do seu perfil de consumo, estudar as zonas de sombreamento do seu imóvel e diagnosticar qual aparelho será capaz de suprir suas necessidades.

Metodologia Alpha

A Alpha Solar assumiu compromisso de oferecer o melhor custo-benefício para você. Para isso, contamos com uma equipe de especialistas para avaliar os locais de instalação e estudar a sua necessidade de geração de energia.

Com base nesses dados, realizamos cálculos que nos permitem compreender qual investimento é mais vantajoso para você — sempre considerando os efeitos a curto e longo prazo.

Além disso, contamos com uma Metodologia composta por 7 passos que garante mais eficiência e agilidade na instalação da energia solar fotovoltaica.

A Metodologia Alpha funciona da seguinte forma:

  1. Consulta gratuita: durante esta fase, um de nossos consultores visita você para uma avaliação e análise financeira;
  2. Elaboração da proposta: depois da vistoria, elaboramos uma proposta personalizada, com um projeto para atender às suas necessidades específicas;
  3. Fechando o negócio: gostou da nossa proposta? Uma vez com ela em mãos, podemos fechar negócio;
  4. Documentação: nesta parte, cuidamos do processo de homologação junto à sua distribuidora de energia.
  5. Instalação: assim que recebemos o ok e estamos com toda a documentação em ordem, instalamos os seus painéis fotovoltaicos no local planejado;
  6. Efetivação e ativação: a distribuidora de energia trocará o seu medidor, ativando o seu sistema;
  7. Aproveite a sua economia: agora você pode aproveitar as vantagens de optar pelo sistema de energia solar fotovoltaica.

Projetos-realizados-pela-Alpha-Solar

metodologia Alpha Solar

solicite um orçamento gratuito para a instalação da energia solar

× Faça um orçamento!