Tipos de energia solar: conheça as principais e saiba mais sobre elas | Alpha Solar

Tipos de energia solar: conheça as principais e saiba mais sobre elas

Tipos de energia solar: conheça as principais e saiba mais sobre elas

Tipos de energia solar: conheça as principais e saiba mais sobre elas

Quando pensamos em energia solar, é comum lembrarmos imediatamente da energia solar fotovoltaica. No entanto, existem outros tipos de energia solar com funções e características distintas. 

Este artigo tem como objetivo mostrar os diferentes tipos de energia solar, para que tenha as informações necessárias para escolher o tipo mais adequado para você.

Tipos mais comuns de energia solar

A energia solar tem se tornado uma escolha cada vez mais popular entre consumidores e empresários. Seja por suas características ecológicas (na redução do uso de recursos não renováveis e diminuição da pegada de carbono), seja pela economia de energia elétrica gerada (até 95%).

No entanto, o que poucos consumidores sabem é que existem diferentes tipos de energia solar. Para entender melhor essas diferenças, precisamos recapitular um pouquinho.

Primeiramente, é importante lembrar que a tecnologia por trás da energia solar permite que os raios solares sejam convertidos em energia. E isso pode ser realizado de várias maneiras como: fornecer calor, luz, água quente, eletricidade e até mesmo resfriamento para casas, edifícios ou até mesmo complexos industriais.

Sendo que suas finalidades e benefícios variam de acordo com seu tipo. Dentre eles, podemos citar como mais populares: a energia solar fotovoltaica, sistemas de aquecimento solar de água e usinas de energia solar.

Energia solar fotovoltaica

Esta é uma das formas mais comuns de se usar a energia solar. Os sistemas fotovoltaicos ou sistemas de células solares, que produzem eletricidade diretamente da luz solar.

Isso acontece porque eles são formados por materiais semicondutores capazes de absorver a luz do sol, o que cria uma reação que gera eletricidade. Nesse processo, a energia solar libera os elétrons de seus átomos, o que os faz fluir através do material semicondutor e produzir energia.

Na maioria dos casos, as células solares são combinadas em módulos que contêm cerca de 40 células. 

Devido ao seu tamanho ajustável e compartilhamento, elas podem ser montadas em um ângulo fixo, ou podem ser montadas em um dispositivo de rastreamento que segue o sol, permitindo que capturem a maior parte da luz solar ao longo de um dia.

Sistemas de aquecimento solar de água

Este outro tipo de energia solar, como o nome sugere, envolve o aquecimento da água usando o calor do sol

A ideia por trás de seu funcionamento vem direto da natureza: a água rasa de um lago ou a água na parte rasa de uma praia geralmente é mais quente do que a água mais profunda. Isso acontece porque a luz solar pode aquecer o fundo do lago ou o litoral nas áreas rasas, o que, como consequência, esquenta a água.

Sendo assim, pesquisadores desenvolveram um sistema capaz de imitar este fenômeno natural. 

Os sistemas de aquecimento solar de água para edifícios são compostos por duas partes: o coletor solar e um tanque de armazenamento.

O coletor mais utilizado é chamado de coletor de placa plana, e é montado no telhado e voltado para o sol. 

Pequenos tubos passam pela caixa e transportam o fluido – seja água ou outro fluido, como uma solução anticongelante – a ser aquecido. À medida que o calor aumenta no coletor, ele aquece o fluido que passa pelos tubos. O tanque de armazenamento, então, contém o líquido quente.

Usinas de energia solar

Esta maneira de aproveitar a energia do sol geralmente é usada em escalas industriais. Como bem sabemos, grande parte das usinas de energia usa combustíveis fósseis não renováveis ​​para ferver a água.

O vapor da água faz girar uma grande turbina que, por sua vez, ativa o gerador para produzir eletricidade. Essa forma de gerar eletricidade é prejudicial tanto para o meio ambiente quanto para a nossa saúde, dada a emissão de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos pela queima de combustíveis fósseis.

 No entanto, a boa notícia é que está sendo introduzida uma nova geração de usinas que dependem exclusivamente da energia solar! As usinas solares usam o sol como fonte de calor e podem fazer isso de três maneiras diferentes:

  • Os sistemas de calhas parabólicas;
  • Uma antena parabólica / sistema de motor;
  • Um sistema de torre de energia.

Esse tipo de sistema ainda é consideravelmente novo e pouco utilizado no Brasil. Mas recentes desenvolvimentos fazem com que a sua popularização por aqui seja apenas uma questão de tempo.

Leia também: Energia solar no Brasil: evolução e principais marcos

× Faça um orçamento!