Como fazer o armazenamento de energia solar fotovoltaica? | Alpha Solar

Como fazer o armazenamento de energia solar fotovoltaica?

Como fazer o armazenamento de energia solar fotovoltaica?

Quando aprendemos sobre o funcionamento da energia solar fotovoltaica, uma das coisas que vemos é o que acontece com a sua produção excedente. 

Na maioria das instalações, quando o sistema gera mais energia do que consome, o excesso é enviado para a rede pública. E, posteriormente, é convertida em créditos na conta de energia do proprietário.

Mas será que é possível armazenar esse excedente, ou simplesmente realizar o armazenamento de energia solar fotovoltaica para casos de emergência?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!

Energia solar fotovoltaica no Brasil

As regras para a produção e uso da energia solar fotovoltaica em baterias foram estipuladas pela Aneel em 2012. Através da Resolução Normativa 482 o órgão previu o destino da produção excedente de energia.

De acordo com a norma, o consumidor utiliza a própria produção durante o dia e injeta na rede da concessionária o que não consumir. Ganhando créditos para não pagar pelo que utilizará durante à noite.

Apesar de parecer uma troca vantajosa para ambas as partes, a medida na verdade impõe uma dependência das concessionárias de energia elétrica.

Mas afinal, é possível realizar o armazenamento de energia solar fotovoltaica?

Sim! Esse armazenamento já acontece diariamente, afinal, a energia solar é produzida e armazenada durante o dia para ser utilizada durante à noite.

Para que isso aconteça, o sistema de energia solar fotovoltaica usa o mesmo recurso que pequenos equipamentos movidos à luz solar: baterias!

No Brasil, as primeiras baterias solares eram feitas a partir de chumbo-ácido e níquel-cádmio. E, mesmo já sendo equipamentos mais antigos, muitos consumidores ainda utilizam esse tipo de bateria conectada aos seus sistemas.

Apesar de apresentarem algumas vantagens, uma das desvantagens desse tipo de equipamento é o custo elevado. Que fica ainda maior quando comparamos o tempo de vida útil da bateria com a do gerador solar fotovoltaico.

Já em outros países, a realidade é um pouco diferente. Nas nações em que os sistemas fotovoltaicos são mais modernos, seus modelos utilizam baterias de íon-lítio.

Graças a sua grande capacidade energética, as baterias de íon-lítio vem obtendo sucesso no armazenamento de grandes quantidades de energia. Sendo capaz de suportar cargas suficientes para alimentar desde carros elétricos até sistemas de energia solar fotovoltaicos.

Entendendo melhor as baterias solares

As baterias solares são equipamentos que fazem parte dos sistemas de energia solar fotovoltaicos; tanto nos modelos off-grid quanto nos modelos híbridos.

Cada modelo e tipo de bateria possui suas características próprias como vida útil, capacidade de armazenamento, quanta energia são capazes de fornecer, entre outras particularidades.

A principal função das baterias solares é armazenar energia extra para uso posterior. Representando assim uma solução interessante para locais onde há falta de abastecimento ou problemas frequentes de queda de energia.

Como é feito o armazenamento de energia solar fotovoltaica?

Como mencionado anteriormente, os painéis solares captam os raios convertendo-os em energia elétrica. Em seguida, essa energia é convertida para a corrente alternada.

O que sobra nessa produção é redirecionado para as baterias solares. Elas são acionadas em momentos em que o sistema fotovoltaico não está produzindo energia. Ou quando não há energia suficiente para abastecer a casa.

Por isso, quanto mais potente a bateria, maior sua capacidade de armazenar e fornecer energia.

Sistema off grid x Sistema híbrido

Sistema off grid x Sistema híbrido

Enquanto o sistema Off Grid conta apenas com o banco de baterias e o controlador de carga. Tendo o gerador como componente opcional. Já no sistema híbrido você tem a opção de direcionar o excesso de produção para rede de energia elétrica ou para armazenar no banco de baterias.

Conheça a metodologia Alpha Solar

Nós da Alpha Solar temos um compromisso de oferecer a proposta de melhor custo-benefício. Para isso, levamos uma equipe de especialistas para avaliar locais de instalação e entender a sua necessidade de geração de energia. 

Com base nesses dados, realizamos cálculos que nos permitem compreender qual investimento é mais vantajoso para você — sempre considerando os efeitos a curto e longo prazo.

metodologia Alpha Solar

projetos de energia solar Alpha

× Faça um orçamento!