Energia solar ou energia eólica: qual a melhor? | Alpha Solar

Energia solar ou energia eólica: qual a melhor?

Energia solar ou energia eólica: qual a melhor?

Com o objetivo de cuidar do meio ambiente e tornar o nosso planeta cada vez mais sustentável, questões como energias renováveis têm ganhado cada vez mais espaço em todo o mundo. 

 A energia solar e a energia eólica são dois exemplos desse tipo de energia que possuem recursos não esgotáveis e, por isso, são bastante requisitadas entre a população.

Neste artigo, vamos explicar como funciona cada tipo de energia, suas principais diferenças e vantagens, além de dicas úteis para escolher a melhor opção para a sua residência ou negócio. Continue a leitura!

 

Como funciona a energia solar?

Estamos sempre falando aqui no blog da Alpha Solar sobre a energia solar e os benefícios dessa tecnologia. Basicamente, a energia solar é gerada a partir da luz do Sol por meio de um sistema fotovoltaico,onde os painéis convertem a luz para energia elétrica através das células solares.

Para garantir essa captação de energia, os painéis fotovoltaicos são instalados em locais onde há grande captação da luz solar, como os telhados das residências, por exemplo.

 

Vantagens e desvantagens da energia solar

Como citamos anteriormente, uma das grandes vantagens da energia solar é a sua energia limpa e renovável, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

O recurso solar ilimitado desse tipo de energia garante também que a energia solar não passe por crises ou riscos de acabar. A potência dos raios solares é tão forte que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, até mesmo em dias nublados a produção de energia elétrica através dos painéis fotovoltaicos se mantém.

Outra grande vantagem é a economia que esse tipo de energia gera ao investidor. Basicamente, ao investir em energia solar, a sua conta de luz reduz em até 95%. Além disso, a vida útil do sistema fotovoltaico é longa, de no mínimo 25 anos, o que reduz ainda mais o custo com manutenções.

Em relação às desvantagens, muitas pessoas acreditam que o custo com a instalação seja um fator a ser pontuado. Contudo, quando comparado com as vantagens do processo e o retorno do investimento, esse fato perde a sua relevância.

Uma pequena desvantagem do processo seria a falta de produção de eletricidade durante o período da noite. No entanto, toda a energia gerada de dia e não utilizada pelo local é enviada para uma rede pública e convertida em créditos, podendo ser utilizada em períodos sem a luz do Sol.

 

Leia mais: Entenda como funciona a energia solar residencial de forma fácil

 

Como funciona a energia eólica?

Ao contrário da energia solar, que utiliza a luz do Sol para a geração de energia, a energia eólica utiliza a força dos ventos.

Basicamente, a tecnologia acontece a partir do movimento de rotação das pás de uma grande turbina, cujo movimento é gerado a partir da velocidade dos ventos, transformando energia mecânica em energia elétrica. 

 

Vantagens e desvantagens da energia eólica

Assim como a energia solar, uma das principais vantagens da energia eólica é a sua característica 100% renovável, uma vez que os ventos são um recurso natural e inesgotável. Além disso, a tecnologia é limpa por não produzir resíduos poluentes e diminuir a dependência de combustíveis fósseis. 

As turbinas para a geração dessa energia ocupam pouco espaço terrestre, podendo ser compartilhadas com campos de agricultura, por exemplo, e geram empregos na região onde é instalada. Além disso, o investimento possui ótima lucratividade.

Contudo, um dos grandes problemas desse tipo de energia é a poluição sonora emitida pelos aparelhos para a captação da energia elétrica. Além disso, é preciso criar um grande parque eólico para gerar uma quantidade significativa de energia, o que pode gerar impacto para a fauna local e poluição visual.

 

Principais diferenças entre energia solar e eólica

Agora que você já conhece um pouco mais da energia solar e eólica, além das suas principais vantagens, fica muito mais fácil entender as diferenças entre os dois tipos de produção de energia, não é mesmo?

Uma das principais diferenças entre elas é o local de instalação, principalmente quando estamos nos referindo ao Brasil. Basicamente, todo o território brasileiro possui incidência solar suficiente para gerar grandes quantidades de energia solar. Contudo, não são todos os locais que contam com uma quantidade eficiente de ventos.

As vantagens e as desvantagens dos dois tipos de geração de energia que apresentamos aqui já deixam bastante claro quais são as principais diferenças entre elas. Por necessitar de um grande parque eólico com muitas turbinas, a energia eólica é fornecida por distribuidoras de energia no Brasil. Enquanto isso, a energia solar pode ser instalada e produzida diretamente nas residências e empresas.

Em relação a esse fator e os outros apresentados nos tópicos anteriores, a energia solar é uma opção mais econômica e autônoma, principalmente em locais onde as distribuidoras não chegam. Além disso, a energia solar causa menos impacto em relação a sua instalação e pode ser utilizada também através do aluguel das usinas solares.

 

Leia também: Conheça as diferenças entre energia solar e energia hidrelétrica

 

Garanta você também todos os benefícios da energia solar!

Os pontos que te apresentamos neste artigo explicam muito bem o porquê da energia solar ser a melhor alternativa para a matriz elétrica do Brasil.

Então, não perca tempo! Conquiste autonomia e muita economia para a sua casa ou negócio através de um investimento de alto nível. Conte com empresas especializadas no assunto para entregar o melhor que essa tecnologia pode te oferecer.

A Alpha Solar é uma empresa brasileira que atua com a melhor e mais moderna tecnologia de sistemas de energia solar fotovoltaica. Além disso, contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados e comprometidos para cuidar de todas as etapas do seu projeto.

Conheça um pouco mais dos nossos projetos realizados e solicite um orçamento gratuito!

 

× Faça um orçamento!