Quando falamos sobre energia solar fotovoltaica é comum lembrarmos apenas da energia solar residencial. No entanto, o uso de energia solar para indústrias já é uma realidade.
Dados publicados pelo Ministério de Minas e Energia revelam que o uso de fontes renováveis no Brasil é 3 vezes maior que a média mundial. Apenas o setor de energia solar cresceu um total de 92% em 2019.
Esse aumento aconteceu como consequência do crescimento no consumo de energia, aliado a uma série de cobranças tarifárias, que estimularam o consumidor brasileiro a buscar alternativas mais baratas.
Além disso, não podemos deixar de mencionar a preocupação com o meio ambiente e o desejo de reduzir os impactos causados pela geração de energia.
Mas como isso afeta o seu negócio e quais vantagens você pode obter? Confira a seguir:
O que você vai ver neste artigo:
1. Economia de até 95% no valor da conta de energia
O uso da energia solar permite que você dependa cada vez menos da rede pública. Afinal de contas, passará a produzir a sua própria energia.
Além disso, o sistema fotovoltaico está sempre trabalhando, garantindo para você a reserva necessária em dias de consumo mais alto, ou índices de raios solares mais baixos. Também não podemos deixar de mencionar que a eletricidade que não é utilizada se transforma em crédito para você.
Para qualquer indústria, a economia é excelente. Afinal de contas oferece à gestão a oportunidade de realizar investimentos. Algo fundamental para o crescimento de negócios.
2. Energia solar pode ser utilizada em qualquer lugar
Diferentemente de outros tipos de energia, a energia solar pode ser utilizada em qualquer lugar do mundo. Afinal de contas, a única fonte de energia que ela precisa para funcionar é obtida através dos raios solares.
E a geografia do Brasil nos privilegia muito neste fator. Uma vez que, no local menos ensolarado no Brasil é possível gerar mais eletricidade solar do que no local mais ensolarado da Alemanha. País que é um dos líderes no uso da energia fotovoltaica.
De acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar, diariamente incide entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m² no país.
3. Está em constante desenvolvimento
O aumento global na busca por saídas mais sustentáveis para a geração de energia impulsiona o desenvolvimento da energia solar. A cada dia, mais pesquisas surgem trazendo modelos mais eficientes, mais baratos e com impacto ambiental ainda menor.
4. Menos eletricidade perdida durante o transporte de longa distância
Cerca de 3 a 5% da energia produzida por outros sistemas é perdida durante o transporte e distribuição. Quanto maiores as distâncias entre os pontos de produção e abastecimento, mais energia é perdida. Essas perdas podem não parecer significativas, mas podem influenciar o desempenho da instalação em regiões com alta densidade populacional.
5. Dá direito a receber incentivos fiscais do Governo Federal
Apesar de não ser uma informação amplamente difundida, indústrias que contratam energia solar podem receber incentivos fiscais do governo.
Estes incentivos fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD). Cujo objetivo é estimular a redução drástica do uso de energias poluentes.
6. Equipamentos com vida útil longa e pouca manutenção
Quando você opta por produtos de qualidade e realiza a instalação com uma empresa séria, garante ao sistema de energia solar uma vida útil longa. Sua durabilidade pode variar entre 35 e 40 anos.
7. A energia solar é sustentável e com baixo impacto no meio ambiente
A energia solar tem o menor impacto negativo sobre o meio ambiente em comparação com qualquer outra fonte de energia.
Não produz gases de efeito estufa e não polui a água. Também requer muito pouca água para sua manutenção, ao contrário das usinas nucleares, por exemplo, que precisam de 20 vezes mais água.
A produção de energia solar não gera ruído, o que é um grande benefício, uma vez que muitas das instalações solares são em áreas urbanas, como os painéis solares domésticos.
Leia também: Energia solar e sustentabilidade: entenda essa relação