Inversor ou micro inversor? Diferenças | Alpha Solar

Inversor ou micro inversor? Entenda suas diferenças

Inversor ou micro inversor?

Inversor ou micro inversor? Entenda suas diferenças

Ao pesquisar mais sobre a instalação da energia solar fotovoltaica, é importante ter em mente que todas as decisões são tomadas com base na sua necessidade. E quando falamos no uso do inversor ou micro inversor, não poderia ser diferente.

Ainda não sabe qual dos dois você deve escolher? Então continue a leitura! Neste artigo vamos explicar as principais características deles. Além de esclarecer para qual perfil de consumidor eles são voltados.

O que é o inversor?

Como já conversamos em outros posts, a energia solar fotovoltaica é o nome dado para a produção de energia elétrica a partir dos raios solares

Com a ajuda de um sistema fotovoltaico, os raios solares são capturados e convertidos em eletricidade. No entanto, nesse primeiro momento, a energia elétrica ainda não está pronta para ser consumida.

Isso ocorre porque, nesta fase, a energia possui corrente contínua. E, nós utilizamos a corrente alternada. Para fazer esta conversão, você precisa de um aparelho chamado inversor.

Ele pode ser instalado em sua versão tradicional ou como micro inversor. A diferença é a forma em que eles são ligados aos painéis fotovoltaicos do sistema.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre ele, vamos entender as diferenças entre o inversor e o micro inversor. 

Inversor tradicional

No sistema fotovoltaico que utiliza o inversor tradicional, o painel solar é ligado em série. Sendo que as duas últimas pontas são ligadas a um inversor tradicional central

Uma desvantagem oferecida por esse sistema, por exemplo, é que, em casas com pontos de sombra, o aproveitamento das placas solares pode ser reduzido.

Inversor ou micro inversor: diferenças

Micro inversor

O micro inversor é um componente que é instalado embaixo do painel solar. Ou seja, cada placa solar possui vários micro inversores, e juntos eles formam um sistema.

Uma das vantagens oferecidas pelo micro inversor é a possibilidade de monitorar cada placa solar individualmente. O que facilita a visualização da geração de energia solar em cada painel.

Logo, você consegue prever a necessidade de manutenção em determinadas placas. Enquanto isso, o inversor geral, oferece apenas a visão da geração de energia total do sistema. Sem estas informações mais detalhadas.

Inversor ou micro inversor: Qual deles é o melhor para mim?

A resposta é: depende. Quantos painéis você vai instalar? Vai instalar todos de uma vez ou aos poucos? 

Essa resposta é importante porque, apesar de ser possível aumentar o número de painéis em um inversor, existem alguns limites. Além disso, o inversor tradicional trabalha no esquema de faixas de voltagem. E possui limites de corrente e potência também.

Em contrapartida, os micro inversores são 100% modulares. O que oferece para você a liberdade de fazer o sistema do tamanho que você quiser, podendo aumentá-lo gradualmente.

Porém é importante lembrar que, quanto maior é o sistema com micro inversor, mais caro ele será. Lembrando que  o micro inversor dura 25 anos enquanto o inversor dura entre 10 e 15 anos.

Metodologia Alpha Solar

Nós da Alpha Solar temos um compromisso de oferecer a proposta de melhor custo-benefício. Para isso, levamos uma equipe de especialistas para avaliar locais de instalação e entender a sua necessidade de geração de energia.

Com base nesses dados, realizamos cálculos que nos permitem compreender qual investimento é mais vantajoso para você — sempre considerando os efeitos a curto e longo prazo.Metodologia de energia fotovoltaica da Alpha Solar

Banner no artigo "Inversor ou micro inversor" para projetos Alpha Solar

× Faça um orçamento!