Manutenção de placas solares: como é feita e com que frequência fazer | Alpha Solar

Manutenção de placas solares: como é feita e com que frequência fazer

Manutenção de placas solares: como é feita e com que frequência fazer

As placas solares são um componente muito importante do seu sistema de energia solar fotovoltaico. É nelas que acontece a captação da luz solar e sua conversão em energia elétrica.

Estar em dia com a manutenção das placas solares é fundamental para garantir a longevidade e eficiência energética do seu kit fotovoltaico. Nesse artigo vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e te ajudar a identificar os sinais de que é hora de agendar a manutenção! 

Como funciona a manutenção de placas solares? 

A manutenção das placas solares deve ser feita periodicamente. Mas não se preocupe, apesar da tecnologia utilizada ser complexa, a limpeza dos painéis solares é mais simples do que você imagina. Tanto que muitos usuários acabam optando por cuidar da limpeza sozinhos.

Ainda assim, recomendamos que você entre em contato com a empresa responsável pela instalação para realizar a manutenção. Porque, além de uma boa limpeza, os profissionais possuem os conhecimentos necessários para desempenhar essa tarefa em segurança.

Atualmente, existem três tipos de manutenção de placas solares: a manutenção preditiva, a manutenção preventiva e a manutenção corretiva. Continue lendo para aprender a diferenciá-las!

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva na verdade é um acompanhamento da eficiência energética do aparelho. Através dela é possível detectar possíveis quedas de desempenho que ajudam a identificar quando algo não vai bem. 

A manutenção preditiva também inclui inspeção visual de algum dos equipamentos e acompanhamento da geração do sistema, que pode ser feita pelo computador, celular ou tablet através do software de monitoramento de energia solar integrado com o inversor fotovoltaico. 

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva inclui a rotina de limpeza periódica das placas solares, a higienização do inversor e uma inspeção dos componentes elétricos e mecânicos. Através dela é possível otimizar o desempenho do sistema fotovoltaico além de identificar e reparar danos capazes de reduzir a vida útil dos aparelhos.

Manutenção corretiva

Como o próprio nome indica, a manutenção corretiva é aquela realizada quando são detectadas falhas ou defeitos em um dos componentes das placas solares. 

Quando é necessário fazer? 

A periodicidade da manutenção das placas solares varia de acordo com as condições da instalação. Condições ambientais do local, termos de garantia do seu manual do usuário, a tecnologia usada nos painéis e eventuais variações climáticas podem adiar ou adiantar o dia da manutenção.

Por isso, é ideal que uma equipe de profissionais realize uma avaliação do potencial de geração de energia solar a cada 6 meses. Pode parecer muito, mas centros urbanos, por exemplo, apresentam maior concentração de poeira e poluição, o que pode ser extremamente prejudicial para a eficiência energética. Ao ponto de, em algumas áreas, a manutenção ser realizada de 3 em 3 meses.

Antes da limpeza, os profissionais realizam uma inspeção geral dos painéis solares. Ela serve para identificar possíveis danos como rachaduras e conexões soltas.

A manutenção das placas deve ser realizada de manhã cedo ou no final da tarde, períodos em que sua superfície está menos quente.

Quanto custa?

Por se tratar de um serviço fácil e que pode ser executado com rapidez, a manutenção de placas solares possui um valor bem reduzido. Em média, ela pode custar até 0,5% do custo inicial do sistema, sendo que o valor final do serviço é proporcional ao tamanho do projeto.

4 vantagens da manutenção de placas solares

1. Mais eficiência para o sistema

Quando os painéis solares estão limpos e com a manutenção em dia você oferece ao sistema as condições que ele precisa para garantir um bom desempenho.

2. Gera mais economia

Um sistema de energia solar fotovoltaico mais eficiente garante mais produção de energia elétrica. A consequência disso? Mais economia para a sua conta de luz.

3. Preserva a vida útil dos equipamentos

Quando recebe os cuidados adequados, as placas solares podem ter uma vida útil de até 25 anos. Enquanto o inversor pode durar até 15 anos.

4. Evita defeitos e perda de garantia

A manutenção preventiva facilita a identificação de falhas ou defeitos nos seus equipamentos, o que, em alguns casos, pode acarretar em perda de garantia.

projetos Alpha Solar

 

Leia também: 10 coisas para saber antes de instalar um sistema fotovoltaico de energia solar

× Faça um orçamento!